Íris recebe Prêmio Cherryl Stephens de Inovação em Linguagem Simples 2023

9 de outubro de 2023 - 15:33 # # #

Amélia Gomes - Ascom Casa Civil - Texto

A linguagem simples é um dos caminhos para inovar no setor público. O Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, desde sua fundação há quase quatro anos, atua na disseminação e no fortalecimento da técnica no Estado. Em reconhecimento a esse trabalho, o laboratório recebeu o Prêmio Cherryl Stephens de Inovação em Linguagem Simples 2023, na Conferência PLAIN 2023, da Associação Internacional de Linguagem Simples (PLAIN), em Buenos Aires, na Argentina.

O Íris foi agraciado pelo seu trabalho voltado à linguagem simples, de conscientização da importância da técnica e ao transformar documentos públicos em mais simples e acessíveis. Conforme justificativa da organizadora do prêmio, o vencedor da edição 2023 estabeleceu um padrão extremamente elevado na implementação de projetos de linguagem simples ao sensibilizar sobre a importância de informações públicas claras, ao transformar documentos críticos e, ainda, ao formar e estabelecer parcerias de apoio à linguagem simples em todo o Brasil.

O prêmio foi recebido pela coordenadora-geral do Íris, Karine Gurgel, e pela agente de Inovação e Linguagem, Mônica Saraiva. Conforme destacou Karine, “o prêmio valida as ações e projetos do laboratório e reconhece o trabalho feito por todos os profissionais e parceiros do Íris. Isso nos entusiasma a continuar trabalhando pelo uso de uma linguagem mais próxima das pessoas e que atenda suas reais necessidades”.

Entre os trabalhos feitos pelo Íris na área, estão: simplificação de editais e outros documentos públicos e reestruturação de páginas de serviços governamentais e comunicados à população. “Esses trabalhos são feitos sempre pensando em democratizar as informações, em torná-las mais simples e acessíveis para quem vai ler. A gente pensa em como as comunicações vão chegar nas cidadãs e nos cidadãos e as estrutura de forma a otimizar como elas chegam na população”.

Sobre o Prêmio Cherryl Stephens de Inovação em Linguagem Simples

É um prêmio internacional voltado à inovação em linguagem simples, que reconhece uma pessoa ou organização com atividades em linguagem simples que trouxeram benefícios significativos para a comunidade através de uma ou mais das seguintes áreas: tecnologia, ao adaptar tecnologias emergentes para desenvolver novos serviços e sistemas; advocacia, ao alargar o âmbito e a influência da linguagem simples a nível internacional; pesquisa, ao fortalecer a base de conhecimento para linguagem simples; ou desenvolvimento profissional, ao ajudar a desenvolver as habilidades dos profissionais da linguagem simples e das instituições que os apoiam.

Sobre a PLAIN

A Associação Internacional de Linguagem Simples reúne defensores e profissionais da linguagem simples de todo o mundo, reunindo membros de mais de 30 países que trabalham por uma comunicação clara em pelo menos 15 idiomas.