Crianças do Hospital Albert Sabin ganham bonecas produzidas artesanalmente por internas da Unidade Prisional Feminina Auri Moura Costa

10 de outubro de 2023 - 10:34 # # # # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - SAP - Fotos

Um momento de sorrisos, histórias, humanidade e gratidão. Assim foi a manhã desta segunda-feira (9), no Hospital Infantil Albert Sabin. Após dias de uma produção talentosa e generosa das internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, entregou bonecas de pano bordadas para as crianças internadas no hospital.

A ação solidária se dá através do projeto “À Flor da Pele”, que traz o conceito e disponibiliza tutoras para a orientação técnica de costura e bordado que é desenvolvido pelas mulheres privadas de liberdade da UPF. O objetivo é despertar bons sentimentos entre os pacientes amparados pelo hospital, além de celebrar o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro. Na entrega, foram contadas histórias que abordam temas como amor, amizade e superação onde as crianças puderam escolher e escrever o nome da boneca, além de receber uma certidão de nascimento para batizar o novo “companheiro”, simbolizando o nascimento da boneca, despertando a imaginação e promovendo bem-estar aos pacientes.

A ocasião contou com a presença do titular da SAP, Mauro Albuquerque, do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Álvaro Maciel, do coordenador especial de Administração Prisional, Alexandre Leite, e da coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha.

O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, comemora a entrega. “É muito gratificante saber que, através dessa ação, podemos mudar o dia dessas crianças, promovendo esperança e alegria com a doação das bonecas. Sabemos da importância do trabalho desenvolvido no hospital e viemos aqui para celebrar essa contribuição social, que tem as mãos generosas das internas na sua produção artesanal lá dentro do presídio. Atualmente, todas as internas do sistema prisional feminino estão envolvidas em alguma atividade de ressocialização. O caminho mais seguro de ressignificação dessas vidas e, na ação de hoje, reverberando alegria em outras vidas”, disse.

A diretora-geral do Hospital Infantil Albert Sabin, Fábia Linhares, comemora a parceria. “É um prazer estreitar essa parceria. Nós entendemos que as crianças merecem ser felizes e não há ninguém no mundo que não fique feliz em receber presente. Apesar de tantas campanhas, nunca tínhamos recebido um projeto tão lindo. Não é só uma simples boneca. Cada uma traz uma história. Essa ação é ímpar e com certeza irá ficar na história do hospital. Espero que essa parceria esteja só iniciando e não existe reconhecimento mais gratificante do que um sorriso, um abraço, de cada criança ao receber essa boneca. Que elas possam amar essa boneca, da mesma forma que merecem receber esse amor”, afirma.

A coordenadora do núcleo de Fortaleza do projeto “À Flor da Pele”, Madalena Fontenele, esteve presente no ato e comentou o resultado da parceria. “O envolvimento do sistema prisional foi essencial para essa iniciativa se tornar realidade. Só tenho que agradecer, pois vamos dar continuidade ao projeto. Iniciamos com 20 internas e já vamos aumentar para 30 na produção das bonecas. Essa entrega será a primeira de muitas que ainda vamos realizar”, conclui.

A interna da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Regina Lopes, se sente muito feliz em participar do projeto. “O projeto em si é muito lindo. Fazer parte é muito gratificante, pois sei que através do meu trabalho estou fazendo muitas pessoas felizes. Essas bonecas são especiais, pois relatam várias histórias. Não é à toa que são chamados de “companheiros”, pois esse é o sentido da doação. Além de ajudar o próximo, muitas internas conheceram a arte do bordado, gostaram, se capacitaram e pretendem trabalhar com isso também futuramente”, atenta.

A mãe de uma das crianças presenteadas pela ação, Sheila Costa, parabeniza a ação. “Obrigada por trazerem alegria para minha filha. É gratificante ver o sorriso dela com sua nova boneca. Uma ação dessa salva o dia de muitas crianças. Com amor, atenção e solidariedade, fica menos pesado atravessar as adversidades”, afirma.

Sobre o projeto À Flor da Pele

Concebido pela artista plástica e professora Terezinha Bevilaqua, na cidade de São José dos Campos (SP), o “À Flor da Pele” é um projeto de confecção de bonecas de pano bordadas à mão, com histórias autorais da própria Terezinha, sempre abordando temas de luta, superação, solidariedade, aceitação, afetos e desejos de mudanças.

Fruto de trabalho voluntário realizado por bordadeiras, as bonecas são doadas a crianças em hospitais e a idosos em asilos, com o objetivo de despertar o imaginário lúdico e sentimentos positivos que ajudem no bem-estar e na recuperação desses pacientes.

O projeto se encontra em quase todo o território brasileiro e em outros países, como Portugal, Estados Unidos, Chile, Canadá e México.