Bó di Bike com o Ioiô: Museu do Ceará realiza passeio ciclístico em parceria com Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará

11 de outubro de 2023 - 11:35 # # #

Ascom Secult Ceará - Texto e Fotos

A atividade, que ocorre neste domingo (15), percorre os espaços culturais da Secult localizados no Centro da cidade

A Secretaria da Cultura do Ceará, por meio do Museu do Ceará, realiza neste domingo (15) um passeio ciclístico pelos espaços culturais e históricos do Centro de Fortaleza. A atividade tem início às 7h, com concentração no Complexo Cultural Estação das Artes, e percorrerá vários espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), como a Biblioteca Pública (Bece), o Museu do Ceará, o Sobrado Dr. José Lourenço, o Cineteatro São Luiz, o Anexo Bode Ioiô do Museu do Ceará e o Theatro José de Alencar, finalizando de volta à Estação das Artes, onde haverá programação cultural com atividades infantis e apresentações musicais. O itinerário, de aproximadamente 8 km, será guiado pelo artista Evan Teixeira, caracterizado e interpretando o Bode Ioiô.

“O Bó di Bike busca divulgar essa importante narrativa histórica e fortalecer a integração de equipamentos culturais. Com isso, o Museu do Ceará promove cultura, esporte e lazer, incentivando também a atividade física, a melhoria na qualidade de vida e o acesso cultural a diversos espaços da cidade”, ressalta Karla Janaísa, analista de gestão cultural lotada no Museu do Ceará.

No decorrer do percurso, haverá paradas nos equipamentos visitados, com apresentação do local e compartilhamento de curiosidades históricas, dentre outras atividades. Esse movimento faz parte de um entendimento de que o Museu do Ceará é um espaço cultural que dialoga com o seu entorno.

“Um museu pode ser um espaço com potencial para transformação social, desde que esteja em diálogo e interlocução com movimentos sociais, movimentos culturais e a sociedade civil. Queremos pensar um museu que ultrapasse o entendimento convencional que as pessoas têm de museu”, reforça Raquel Caminha, gestora do Museu do Ceará.

Bode Ioiô

O Bode Ioiô foi um famoso andarilho das ruas do Centro de Fortaleza. Sendo um importante personagem das histórias e memórias sobre a Fortaleza do começo do século XX, afirma-se que o bode passeava livremente pela cidade e entrava em vários estabelecimentos comerciais, principalmente os cafés, onde desfrutava de vários tipos de regalias. O percurso mais narrado nas histórias é de que ele costumava ir da Praça do Ferreira para a Praia do Peixe, atual Praia de Iracema.

Inscrição

Para participar do passeio, é necessário fazer inscrição via Mapa Cultural do Ceará até o dia 11 de outubro.

O passeio ciclístico cultural “Bó di Bike” é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Museu do Ceará. Conta com o apoio do Complexo Cultural Estação das Artes e do Sobrado Dr. José Lourenço, geridos em parceria com o Instituto Mirante de Arte e Cultura, e da Biblioteca Pública do Ceará (Bece), do Cineteatro São Luiz e do Theatro José de Alencar, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Os espaços citados fazem parte da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

Serviço:

Bó di Bike com o Ioiô
Data: 15 de outubro (domingo)
Horário: 7h
Local: Concentração na Estação das Artes. O passeio segue para a Biblioteca Pública do Ceará (Bece), o Museu do Ceará, o Sobrado Dr. José Lourenço, o Cineteatro São Luiz, o Anexo Bode Ioiô do Museu do Ceará e o Theatro José de Alencar, finalizando de volta à Estação das Artes
Inscrição: Mapa Cultural do Ceará