SRH acompanha andamento do Projeto Quali-quantitativo do Aquífero do Julião, em Iguatu

11 de outubro de 2023 - 09:45 # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto

Nessa terça-feira (10), a Secretaria dos Recursos Hídricos esteve reunida com a Gerência de Estudos e Projetos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, para discutir os resultados já obtidos do Projeto Quali-quantitativo do Aquífero do Julião. O estudo do manancial localizado em Iguatu visa dimensionar o aquífero para pensar políticas de aproveitamento da água para benefício da região.

Iniciado em abril de 2022, o projeto atualmente está na fase de caracterização hidrogeológica e análise quantitativa e qualitativa da área. Com capacidade de 208 milhões de m³ e tamanho geral de 180 km², o aquífero passou pelos processos de levantamento do cadastro de poços e de coleta de água entre os períodos de seca e de cheia para análise de nutrientes presentes na água.

A partir dos resultados, espera-se que possa ser dimensionada a capacidade e analisada a situação da qualidade da água, para então permitir a discussão de uso do recurso, conforme destaca o secretário executivo de Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara. “A água não é um bem inesgotável e cada vez mais é necessário planejamento para que haja eficiência no uso dela. Com esse estudo, poderemos estudar meios de aproveitamento do aquífero para o abastecimento humano e a irrigação local”, aponta Aderilo.

Complementando, Zulene Almada, Gerente de Estudos e Projetos da Cogerh, explica o diferencial do projeto conduzido por sua equipe. “Já fizemos trabalhos antes na bacia hidrográfica do Iguatu, mas esse é voltado para uma causa específica no aluvionar. Queremos identificar o possível potencial dessas áreas para possível bateria de poços, que poderão servir de complemento no abastecimento de Iguatu”, afirma Zulene.

O próximo passo do estudo será a elaboração do relatório final do balanço hídrico, reserva e potencialidade do aquífero, previsto para fevereiro de 2024. Como encaminhamento, os resultados já obtidos serão apresentados ao Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, no dia 20 de outubro, em Iguatu.