Ciência: Quatro pesquisadores da URCA estão entre os 2% melhores do mundo

13 de outubro de 2023 - 08:24 # # # #

Ascom Urca - Texto e Fotos

Professores da Universidade Regional do Cariri (URCA), figuram entre os 2% dos pesquisadores mais relevantes do mundo, de acordo com ranking da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Quatro docentes foram inseridos na lista, incluindo a Professora doutora Maria Flaviana Bezerra Morais Braga, do Departamento de Ciências Biológicas, e os Professores doutores Henrique Douglas Melo da Costa, José Galberto Martins e Irwin Rose Alencar, do Departamento de Química Biológica, vinculados ao Programa de Química Biológica da URCA. De dois pesquisadores da URCA, agora quatro passam a integrar a lista.

Esses professores são docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Química Biológica (PPQB) da URCA, onde desempenham um papel fundamental na formação de novos pesquisadores. Além disso, eles lideram grupos de pesquisa e laboratórios na universidade, promovendo o avanço do conhecimento científico e tecnológico.

A universidade americana considerou dados de mais de 9 milhões de cientistas do mundo, tornando esse reconhecimento ainda mais significativo. Os professores ainda constam entre os 3% do ranking AD Scientific. A lista contempla, assim, os pesquisadores que possuem maior impacto em suas áreas de pesquisa, classificando-os a partir de dados como citações, autocitações, número de artigos publicados, índice de coautoria e citações de artigos em diferentes posições de autoria. As publicações se inserem na Elsevier, maior editora científica do mundo. Para realizar essa avaliação, a Universidade de Stanford utilizou informações cruciais extraídas da plataforma Scopus, uma das maiores bases de dados de literatura científica revisada por pares em todo o mundo.

Professor Dr. Galberto Martins

O professor Galberto Martins, que pela segunda vez passa a integrar a lista, afirma que é uma honra estar entre os 2% dos cientistas mais relevantes do mundo. “Essa deferência reflete um reconhecimento da importância da pesquisa científica de qualidade que desenvolvemos na URCA”, afirma. Para o docente, não é fácil fazer pesquisa científica de qualidade. Ele explica que esse destaque mundial dos quatro pesquisadores do PPQB contradiz a tudo e mostra que a dedicação de um grupo, o acúmulo de ideias e forças, e a resiliência constante, são capazes de superar dificuldades, com ações colaborativas.

Professora Dra. Flaviana Bezerra

A professora Flaviana, que é vinculada ao Programa de Química Biológica e ao Programa de Diversidade de Recursos, salienta que recebeu com imensa alegria a notícia. “Integrar esse ranking tão importante para pesquisadores me enobrece muito. Trabalhar com pesquisas, formando recursos humanos em meio a ensaios científicos e possibilitando a divulgação de achados, não é tarefa simples e nem de longe é feita individualmente”, ressalta. A docente salienta a rede de apoio de alunos da Iniciação Científica e orientandos da Pós-Graduação, além de preciosos parceiros pesquisadores da URCA e de outras Instituições de Ensino e Pesquisa e da agência de fomento Funcap, que somam valiosos esforços para o desenvolvimento da ciência no interior do Ceará.

Flaviana Bezerra é a única mulher a integrar o quadro dos grandes pesquisadores de relevância mundial através da URCA. “No meu grupo de pesquisa, somos um pequeno exército da ciência, liderado por uma mulher, mãe, pesquisadora e professora e juntos tentamos superar limites e dificuldades para fazer a pesquisa acontecer”, diz.

Professor Dr. Irwin Rose

O pesquisador Irwin Rose afirma, para se ter ideia do destaque da URCA, que a UFC tem muito mais docentes e pós-graduações mais antigas que a URCA e conta com pouco mais de 13 professores nessa lista. “Isso mostra uma

relevância importante desses pesquisadores para a URCA. Trazer recursos para a Universidade e ter esse reconhecimento no mundo inteiro do que a gente produz aqui em termos de pesquisa, tem um impacto significativo na ciência mundial.

Professor Dr. Henrique Douglas

O professor Henrique Douglas afirma que esse ranking tem a finalidade de mostrar a relevância dos pesquisadores no cenário científico atual do Brasil, do Estado e do Mundo. Então figurar nesse ranking de Stanford é muito representativo, porque mostra que estamos fazendo uma ciência de qualidade, independente do local, e do tamanho da nossa instituição, que é pequena, no interior do Nordeste e do Ceará, porém a importância da URCA, da pesquisa científica realizada aqui, tem uma relevância mundial. “Isso mostra que a universidade é capaz, independente do seu tamanho, de produzir uma ciência de qualidade em nível mundial, e que as nossas linhas de pesquisa estão diretamente ligadas com o que o mundo inteiro considera importante de publicação e de pesquisa científica”, acrescenta.

O pesquisador disse que foi uma surpresa receber o anúncio, por integrar uma universidade pequena, com um dos menores custeios do Estado. Ele avalia as condições dos pesquisadores, que enfrentam dificuldades estruturais, logísticas e uma distância muito grande do centro de poder do Estado, e mesmo assim conseguimos mostrar a nossa qualidade diante desse ranking. No Ceará foram citadas a UFC, UECE e Unilab, onde pesquisadores tiveram distinções para participar dessa lista.

Douglas está pela segunda vez no ranking. Para ele, é necessário investir mais na URCA. “Temos potencial de produção de ciência de qualidade, que vai impactar diretamente nos indicadores sociais da Região, que já são crescentes”, completa.