Em ações distintas, PMCE recupera mais de 57 metros de cabos e captura dupla em Fortaleza

14 de outubro de 2023 - 19:09 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Em uma das ações, a Polícia Militar contou com apoio do Nuvid/SSPDS. Em outra, a suspeita foi capturada após acionamento de uma empresa de telecomunicação

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou duas pessoas, em ações distintas, suspeitas de furto de cabos, durante a sexta-feira (13), em Fortaleza. Em uma das ações, ocorrida no bairro Alto da Balança – Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7), uma mulher foi presa com cerca de 57 metros de cabos de uma empresa de telecomunicação. A outra ação aconteceu no bairro Farias Brito (AIS 4) e contou com apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na ocasião, um homem foi preso com cabos dentro de uma sacola.

No bairro Alto da Balança, a PMCE foi acionada por uma empresa de telefonia, após a suspeita, identificada como Ana Paula da Costa Barroso, de 37 anos, com antecedentes por dois crimes de tráfico de drogas, invadir uma área da empresa para cometer o furto. Com ela, foram apreendidos cerca de 57 metros de fiação e duas facas. O caso foi encaminhado para o 13º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde a investigada foi autuada por furto. O material foi restituído à companhia de telecomunicação. As investigações seguem em andamento, visando capturar outros envolvidos no caso.

Já no bairro Farias Brito, Francisco Edvan de Souza Araújo, de 48 anos, com antecedentes por furto qualificado, foi abordado pela Polícia Militar, após o Nuvid/Ciops/SSPDS, visualizar o suspeito furtando fios em uma via pública da região. Ele foi preso em flagrante, com os cabos dentro de uma sacola. O homem e o material foram conduzidos ao 34º DP, unidade da PC-CE, onde ele foi autuado por furto.

Alerta

As Forças de Segurança do Ceará seguem realizando um trabalho no intuito de identificar e capturar pessoas envolvidas em furtos de cabos. Mas reitera, ainda, a importância do registro da ocorrência, que pode ser feito em qualquer delegacia da PC-CE. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais.

A pasta lembra que roubar ou furtar cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública. Além desses, outro crime associado ao delito é o de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.