Internos da UPECT participam de aulão preparatório para o Encceja e Enem PPL 2023

15 de outubro de 2023 - 10:26 # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - SAP - Fotos

Internos da Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga) deram continuidade à sequência de aulões preparatórios para o Exame Nacional Para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), marcados para ocorrer, respectivamente, nos dias 17 e 18 de outubro e 12 e 13 de dezembro de 2023.

As aulas, organizadas pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), através da Coordenadoria de Educação, ocorrem até o mês de novembro, em sete unidades prisionais do Ceará, divididas entre Região Metropolitana de Fortaleza e as cidades de Juazeiro do Norte e Sobral. As aulas são transmitidas, em tempo real, para os internos de todas as unidades prisionais do Estado do Ceará. São dois aulões mensais de 3 horas, com dois professores de disciplinas diferentes. Os aulões possuem 14 professores envolvidos, em uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

A sequência de aulões permite que cada professor ministre aulas de sua respectiva área de conhecimento, alternando as disciplinas a cada edição para manter uma variedade de conteúdos. Dessa forma, todas as disciplinas exigidas no Encceja PPL e Enem PPL são contempladas ao longo do período estabelecido. O objetivo é desenvolver estratégias pedagógicas para o perfil dos internos, estimular a participação ativa dos participantes, promovendo interação, debates e troca de conhecimentos, além de avaliar o impacto do projeto por meio de indicadores educacionais.

Neste ano, foram inscritos 13 mil internos, batendo o recorde de inscrição, representando 61,47% da população carcerária. O Ceará se tornou o ente da Federação com o maior número proporcional de alunos inscritos no Encceja do Brasil. A Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga) inscreveu 898 internos, sendo 637 no ensino fundamental e 261 no ensino médio.

O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, comenta sobre a reta final dos aulões. “Estamos intensificando os aulões, além das aulas de segunda a sexta, estão sendo realizados aulões com conteúdos mais específicos e dando dicas para que os internos obtenham êxito nos exames. A SAP acredita que a educação é um caminho de mudança dessas pessoas. A gente acredita que vamos ter excelentes resultados graças ao trabalho em conjunto do policial penal e dos professores da secretaria de educação”, afirma.

O representante da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Raimundo Nonato Lima, ressalta a importância dos aulões. “A oportunidade que vocês estão tendo aqui, é a mesma dos alunos lá de fora. Nós olhamos para vocês como estudantes que querem aprender, adquirir conhecimentos e mudar de vida. Queria parabenizar a todos que estão se permitindo encarar esse desafio. Não estamos fazendo um favor a vocês, estamos cumprindo com a nossa obrigação que é a garantia de direitos”, disse.

O interno da Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga), Francisco Flávio dos Santos, agradece a oportunidade. “Conseguir voltar a estudar, principalmente estando em uma unidade prisional, é uma chance única. Estou muito feliz em participar dos aulões e estar me ressocializando através da educação”, atenta.