Governo do Ceará assina acordo de cooperação com foco em capacitações em energia limpa

16 de outubro de 2023 - 18:06 # # # #

Antônio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Foto

A produção e promoção de energia limpa a partir do hidrogênio verde segue avançando no Ceará. Um novo passo foi dado nesta segunda-feira (16), quando o Governo do Ceará assinou acordo de cooperação com diversas instituições para capacitação da mão de obra qualificada para atuar neste novo e promissor contexto de mercado. O Programa H-TEC visa o intercâmbio de informações e de experiências, implementação de cursos, ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O propósito principal do acordo é a capacitação profissional em energias renováveis no Ceará, visando à inclusão socioeconômica e ao atendimento das demandas crescentes da cadeia produtiva do setor, especialmente no que tange à energia eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde, por meio da implantação de laboratórios de ensino especializados e da formação técnica, alinhados às inovações e necessidades do mercado.

Ao assinar o acordo, o governador Elmano de Freitas destacou que a instalação do mercado de energias renováveis cria a demanda de mão de obra qualificada e a oportunidade de geração de emprego e renda. “O Ceará está sendo pioneiro em energias renováveis no Brasil, com 33 memorandos já assinados com investidores na área. Há ainda grande oportunidade de se destacar muito mais neste cenário, tendo em vista que apenas 48% das usinas de energia eólica e 14% da potência outorgada de energia solar fotovoltaica estão em operação no Estado”, afirmou o governador. “A instalação e ampliação deste mercado, com a implementação do HUB do Hidrogênio Verde, fortalece a sustentabilidade e potencializa a geração de emprego com mão de obra qualificada”, completou.

O setor de energias renováveis apresenta vasto potencial ainda inexplorado, considerando que grande parte de sua capacidade eólica e solar ainda não está em operação. Expansões neste mercado fortalecerão a sustentabilidade, impulsionando também a geração de empregos e renda, sobretudo com a criação de um hub de hidrogênio de verde.

Além do Governo do Ceará, também assinaram o acordo a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (Secitece); Secretaria da Educação (Seduc); Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará (SET); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

A titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, ressalta o protagonismo cearense em temas importantes para o desenvolvimento social, tecnológico e de cidadania. “Em especial das energias renováveis, uma agenda que se coaduna com a agenda mundial, que é da redução de carbono e voltada para ambientes mais saudáveis para as pessoas usufruírem no seu cotidiano e no seu trabalho”, analisa a secretária. “Mas para que isso possa acontecer, precisa de uma infraestrutura instalada e também de uma estrutura que forme pessoas que vão lidar com essa cadeia produtiva desde a instalação. Seja de uma usina eólica, de uma usina fotovoltaica, até a pesquisa e produção do hidrogênio verde”.

O acordo assinado entre o Estado e entidades prevê que a cooperação e o intercâmbio mútuos podem ocorrer em diferentes modalidades de ações, observada a possibilidade de um dos partícipes não compartilhar ações consideradas específicas.

Entre os impactos esperados está a oferta de profissionais de energias renováveis mais bem alinhada com a demanda do setor, em quantidade e em formação curricular; inclusão de jovens e adultos em políticas de empreendedorismo colaborativo e desenvolvimento socioeconômico; governo, academia e empresas alinhados para contribuir com o fortalecimento do empreendedorismo e da inovação; aumento da qualidade das oportunidades de emprego e empreendedorismo no Ceará, e a proposição e criação de novas ocupações na Classificação Brasileira de Ocupações.

Custódio Almeida, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), considera o acordo uma grande oportunidade de formação em um mercado que está aquecido e afirmou não ter dúvida que aquilo o que está sendo planejado para a formação vai possibilitar a cada jovem inscrito a qualificação necessária para o mercado de trabalho. “Vai aquecer uma área fundamental e tornar o estado autônomo em conhecimento, porque isso se multiplica”, observa. “Quando a gente forma multiplicadores, eles também fomentam mais espaço de trabalho. Então significa mais emprego e futuro, porque a gente está falando de energias renováveis e de uma juventude que precisa ter expectativa de um amanhã melhor”.

Hidelbrando Soares, reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), avalia que o acordo de cooperação possui importância crucial para a grande estratégia de desenvolvimento do Estado do Ceará, que é a transição energética. “O Estado do Ceará vem passando por um projeto ousado de transformação econômica e uma das áreas de concentração dessa transformação é a de energias renováveis. O Ceará se tornou uma grande liderança no país na área de energias renováveis e, de forma particular, no hidrogênio verde. Então, as universidades se reúnem, junto ao sistema de formação e capacitação no Estado do Ceará, para garantir que a gente tenha mão de obra qualificada para dar conta desse grande mercado e dessa nova economia”, afirma o reitor.