Secretaria da Pesca e Aquicultura firma parceria com SRH para Programa Água Doce

16 de outubro de 2023 - 15:28 # # # #

Ascom SRH - Texto e Fotos

Representada pela equipe do Programa Água Doce (PAD), a Secretaria dos Recursos Hídricos esteve reunida com os titulares da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA), nesta segunda-feira (16), a fim de articular parceria entre as duas pastas para o Programa. Atualmente, a iniciativa está em busca de reativar as unidades demonstrativas de aproveitamento dos efluentes dos dessalinizadores para tanques de criação de peixes.

Conhecido pela instalação de dessalinizadores de água salobra ou salina para uso humano e dessedentação animal, o PAD agora busca a reativação da unidade onde funcionou, de 2009 a 2017, o Sistema de Produção Integrado, em Russas.

Na Unidade Demonstrativa, o efluente do dessalinizador, enriquecido de matéria orgânica, é enviado aos tanques de criação de peixes. Sendo a tilápia a espécie de melhor adaptação, a iniciativa fomenta a aquicultura na região onde o programa está instalado.

Liduina Carvalho, técnica do PAD que articulou o encontro, explicou a fase atual da iniciativa:

“Hoje, estamos buscando recursos para reativar a Unidade Demonstrativa. Então, com essa parceria, poderemos ter suporte e capacitação para esse sistema, que beneficiará ainda mais os usuários das comunidades rurais atendidas pelo Programa Água Doce”, explicou Liduina.

Apresentada a proposta e o funcionamento do projeto ao secretário de Pesca e Aquicultura, Oriel Filho, e à secretária Executiva, Rosana Figueiredo, o titular afirmou o apoio da pasta à iniciativa:

“Queremos nos engajar nessa parceria para reativar essa Unidade Demonstrativa. Com o investimento, poderemos avaliar como o projeto se comportará e, assim, poderemos articular com o Governo do Estado a ativação de outras unidades”, afirmou Oriel.

Como encaminhamento do encontro, as duas pastas irão agendar visitas técnicas à antiga Unidade Demonstrativa de Russas. Durante a visita, será orçado os custos para reativação, a fim de que sirva como referência para ampliação pelo Governo do Estado.

Na reunião, também estiveram presentes os técnicos Rosana Frota, da assistência social do PAD, e Marcus Borges, engenheiro de pesca da SPA.

Programa Água Doce

O Programa Água Doce (PAD) visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização, prioritariamente no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

O Programa realiza uma destinação ambientalmente adequada do efluente gerado no processo de dessalinização. Dependendo das características físico-químicas deste concentrado, o mesmo poderá ser destinado a outros usos como dessedentação animal ou irrigação para agricultura biossalina.