SDE discute funcionamento da Estação Tecnológica de Quixadá

17 de outubro de 2023 - 13:59 # # # # #

Ascom SDE - Texto

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), promoveu encontro com a Prefeitura de Quixadá, a Universidade Federal do Ceará e Sebrae para discutir o funcionamento da Estação Tecnológica da cidade no Sertão Central.

A antiga estação ferroviária de Quixadá, que está em reforma para se tornar um centro de inovação e incubadora de startups, deve ser inaugurada em janeiro de 2024. “Até lá, nós vamos nos unir com a Prefeitura de Quixadá, academia e diversas instituições parceiras, a chamada tríplice hélice, para buscarmos com planejamento a melhor utilidade para esse equipamento tão importante no Sertão Central”, afirmou Fábio Feijó, secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da SDE.

Além do executivo da Secretaria, participaram da reunião o gerente de projetos da SDE, Paulo Henrique Teles, as técnicas da equipe de inovação Ivna Baquit, Franciele Bezerra. Também estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico de Quixadá, Fabiano Barbosa, a professora Andréia Libório, diretora do Campus da UFC Quixadá, e o articulador do Sebrae Ceará, Cleverson Souza (escritório Sertão Central).

De forma virtual também participaram o articulador do Sebrae Ceará, Herbart Melo, da unidade de Ambientes de Inovação, e o do CEO da startup ‘Sai do Papel’, Carlos Júnior, do Rio de Janeiro. O CEO da startup carioca mostrou cases de sucesso que podem servir de exemplos a serem seguidos pela Estação Tecnológica de Quixadá. “Nossa sugestão é iniciar com um coworking, áreas temáticas potenciais da região e uma sala de multiuso que pode servir para eventos e treinamentos”, afirmou o CEO do Sai do Papel.

Os encontros estão só iniciando. Na quinta-feira (19) o secretário executivo, Fábio Feijó, estará em Quixadá para visitas técnicas acompanhado do gerente de projetos, Paulo Teles, para dar continuidade ao planejamento dessa importante ferramenta de inovação para o desenvolvimento econômico do estado.