Coordenação nacional do Sine planeja melhorias na plataforma virtual

18 de outubro de 2023 - 15:29 # # # #

Ascom Secretaria do Trabalho - Texto e Foto

A coordenação nacional do Sine está desenvolvendo melhorias para aumentar as funcionalidades do atendimento virtual, visando auxiliar o trabalhador que está em busca por uma vaga de emprego no mercado do trabalho. A ideia é aperfeiçoar o atendimento por meio de uma oferta maior de serviços no app Carteira do Trabalho Digital e também ajustes nas funcionalidades que já existem.

Atualmente, quem procura por vagas de emprego sem sair de casa pode baixar o aplicativo Sine Fácil e obter uma chave de acesso (QRCode) através do portal de serviços do Ministério do Trabalho e Emprego ou nas Unidades de Atendimento do Sistema Público de Emprego.

“Focando no trabalhador e nas facilidades que os meios eletrônicos podem proporcionar a estas pessoas, o Governo Federal está implantando estas alterações que tem previsão para a conclusão até o final do ano. Esperamos que as funcionalidades tornem a procura por uma vaga de emprego menos complexa e assim facilite a inserção do trabalhador”, informa o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Como funciona atualmente

Para que o Sine Fácil faça o cruzamento do perfil profissional com as vagas disponíveis e gere a carta de encaminhamento, é necessário que as informações cadastrais sejam incluídas previamente no sistema Mais Emprego. Caso necessite atualizar o cadastro, a ação só é possível pessoalmente, nas agências conveniadas.

Com as mudanças, o trabalhador poderá incluir seus próprios dados, editar e alterar as informações de acordo com o que for sendo acrescentado ou subtraído do seu perfil profissional. Além disso, também haverá a opção de criar e imprimir o próprio currículo através da plataforma.

“A partir das mudanças que estão sendo desenvolvidas, quem mudar de endereço, trocar o número do telefone, ou concluir um curso de qualificação, por exemplo, poderá inserir as novas informações em seu cadastro pelo celular, sem precisar se deslocar para uma unidade. O cadastro atualizado facilita o trabalho dos algoritmos, promovendo o encontro entre a oferta e a procura pelas oportunidades. Isso aumenta as chances de inserção do trabalhador”, esclarece o coordenador da Intermediação de Mão de Obra do IDT/Sine, Grijalba Marques. Ainda de acordo com o coordenador, os ajustes também democratizarão o acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Para além das ferramentas digitais, o atendimento nas unidades do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) segue à disposição dos cidadãos que preferem o acompanhamento presencial na busca por uma oportunidade de trabalho. “É importante destacar que, somado aos avanços das novas funcionalidades, o atendimento nos 18 equipamentos do IDT em todo o Ceará continua disponível à população, onde nossos colaboradores podem esclarecer quaisquer dúvidas que venham a surgir”, ressalta o presidente da instituição, Raimundo Angelo.