Complexo Social Mais Infância do João XXIII completa dois anos com mais de 11 mil atendimentos

19 de outubro de 2023 - 11:34 # # #

Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Texto
Beatriz Souza - SPS - Foto

Nas aulas de balé do Complexo Social Mais Infância do João XXIII, Adrielle Rodrigues (10) conseguiu superar seus medos e a vergonha de brincar na rua com outras crianças ou até mesmo de ir à escola. Ela enfrenta há pouco mais de dois anos uma alopecia severa, que provocou a queda dos seus cabelos. Adrielle faz parte das mais de 11 mil pessoas atendidas no Complexo do João XXIII durante esses dois anos de funcionamento da unidade. Ela conta que vai dançar e celebrar a existência deste espaço na próxima sexta-feira (20), às 17h, quando ocorrerá a festa de aniversário do Complexo.

Nestes dois anos de funcionamento, a unidade, que é coordenada pela Secretaria da Proteção Social (SPS), atendeu 11.158 pessoas. Desse total, 2.912 pessoas concluíram cursos profissionalizantes e foram certificadas em diversas tipologias laborais, a exemplo de culinária e gastronomia, informática, robótica, dentre outras. Além das capacitações, 329 kits de instrumentais de trabalho foram entregues aos formandos, para estimular o empreendedorismo e incentivar a instalação de negócios próprios. Atividades de arte, esporte e cultura envolveram 8.246 pessoas, dentre crianças e adolescentes, adultos e idosos. Os beneficiários tiveram acesso a aulas de coral, teclado, violão, bateria, balé, ritmos, karatê, muay thai, jiu-jitsu, futsal, voleibol, basquete e capoeira.

“O nosso equipamento social é um instrumento de mudança de vidas e vem funcionando como uma segunda casa para as famílias tanto do bairro João XXIII, quanto dos bairros vizinhos. É uma alegria imensa para nós gestores ver de perto o quanto os complexos estão mudando a realidade das comunidades do seu entorno”, destaca a secretária da Proteção Social, Onélia Santana.

A instrutora de dança contemporânea do espaço, Tamires Freitas, ressalta que a dança mudou sua trajetória de vida e hoje ela é um instrumento para que a dança alcance outras crianças e adolescentes que como ela crescem nas periferias de Fortaleza. Eu fico muito emocionada ao lembrar de quando a Adrielle começou a frequentar as aulas de balé. Ela tinha uma timidez muito grande, e aos poucos, foi se entrosando com as outras meninas e se soltando. “Hoje ela faz questão de vir aos ensaios e sempre me diz que no futuro quer ser uma bailarina profissional”, conta a professora, orgulhosa da trajetória de superação de Adrielle.

“Ainda lembro do primeiro dia que vim aqui, tive muita vergonha, não conhecia ninguém ainda, mas depois da primeira aula eu já fiquei empolgada para continuar no balé e nunca mais deixei de vir”, conta Adrielle.

Assim como Adrielle, João Gabriel encontrou no complexo sua segunda casa, ele tem 11 anos e conta que seu sonho sempre foi ser ator. João Gabriel faz aulas de coral e violão, além de teatro, que é sua atividade favorita. “Eu sempre quis ser ator, mas antes não acreditava que seria possível, porque eu era tímido, não conseguia me expressar em público, e agora, depois de algum tempo frequentando as aulas de teatro, eu perdi a vergonha de falar em público e me sinto muito à vontade quando estamos nos apresentando”, revela João Gabriel, enquanto participa do ensaio geral para apresentação em comemoração aos dois anos do Complexo Mais Infância do João XXIII.

Serviço:

Aniversário do Complexo Social Mais Infância do João XXIII
Data: 20 de outubro (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Complexo Social Mais Infância Maria de Lourdes Moreira Leite Lima (Rua Araguaiana 77 – João XXIII – Fortaleza – CE)