Novo mutirão do Programa APLV irá atender 180 crianças agendadas no Hias neste sábado (21)

19 de outubro de 2023 - 16:16 # # # # #

Ana Lídia Coutinho - Ascom Hias - Texto e foto

180 crianças serão atendidas neste sábado (21); em maio, 135 crianças foram contempladas em mutirão

Comprometido a dar celeridade ao atendimento em saúde oferecido às crianças, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizará novo mutirão do Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) neste sábado (21). O atendimento ocorrerá no ambulatório de especialidades do Hias, das 7h às 12h e das 13h às 17h, contando com dez médicos disponíveis para atender à demanda de 180 crianças de Fortaleza e do Interior previamente agendadas.

Os atendimentos especializados visam contemplar aquelas crianças que necessitam iniciar o tratamento pelo Programa APLV. De acordo com a coordenadora do programa, a nutricionista Aline Lacerda, os pacientes, em geral de zero a três anos de idade, são encaminhados após passarem pelo posto ou pela secretaria de saúde de seus municípios, onde são cadastrados no sistema para consultas especializadas em gastroenterologia/APLV.

“O processo de atendimento inclui cadastro, avaliação pela enfermagem, consulta médica, avaliação nutricional e, finalmente, a dispensação da fórmula. Após adesão ao programa, a fórmula é preparada e pronta para ser entregue a cada 30 dias, enquanto o atendimento médico é agendado conforme a condição clínica do paciente, variando de consultas a cada 3 ou 6 meses”, explicou Aline.

Conforme a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, esse tipo de iniciativa visa reduzir a quantidade de crianças alérgicas que aguardam o acompanhamento especializado. “O Hias está empenhado na missão contínua da Sesa de garantir os cuidados de saúde de crianças com APLV em todo o estado do Ceará”, disse.

LEIA MAIS: Hospital Infantil Albert Sabin realiza mutirão para atender crianças com Alergia à Proteína do Leite de Vaca

Saiba mais

O Programa APLV iniciou em 2005, somente com a dispensação da fórmula. Desde então, seguindo a diretriz da Sesa para descentralizar o serviço, vem se expandindo e hoje conta com uma equipe multiprofissional com gastroenterologistas, alergologistas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros, mantendo, também, a entrega da fórmula para atender às necessidades específicas de cada criança.

A iniciativa desempenha um papel fundamental em todo o estado do Ceará, atendendo cerca de 2.500 crianças, sendo 60% em Fortaleza e 40% no interior.

Atualmente, a fórmula é distribuída no Centro de Treinamento Professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho, da Secretaria da Educação (Rua Adolfo Moreira de Carvalho, s/n, no bairro Edson Queiroz), onde também funciona o acompanhamento dos pacientes. Também são pontos de atendimento do Programa, o Hias e o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) da Unifor (R. Maramaldo Campelo – Edson Queiroz).