Zona Viva Jangurussu recebe oficina de jogos digitais promovida pelo Sobrado no mês das crianças

19 de outubro de 2023 - 11:15 # # # # #

Ascom SPS - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Foto

 
Atividade é gratuita e será realizada com as crianças do Residencial José Euclides

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza a oficina Fundamentos da Programação de Jogos para crianças a partir dos 10 anos no Zona Viva do Residencial José Euclides, no bairro Jangurussu, em Fortaleza.

A formação é uma introdução à programação aplicada à criação de jogos digitais. O ensino de cada conceito será aplicado a atividades lúdicas como fazer animações, joguinho de ping pong e criar um protótipo de clone de jogo eletrônico dos gêneros sandbox. Será dividida em duas turmas para incluir crianças que estudam no turno da manhã e tarde.

Tem a orientação do artista Gabura e será realizada em dois módulos, o primeiro é orientado para a lógica de programação com a base necessária para utilizar o potencial do computador. O segundo momento é a parte de criação, onde os alunos são instigados a aplicar a base de lógica no desenvolvimento dos jogos.

A formação acontecerá nos dias 20, 21, 27 e 28 de outubro e contará com um momento de culminância nos dias 03 e 04 de novembro onde as turmas vão elaborar o projeto de um jogo. A oficina tem 3 horas de duração diária, totalizando uma carga horária de 20h/aula e contará com 30 participantes, sendo 15 pessoas por turma.

Zona Viva é um projeto do Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria da Proteção Social – SPS, que já começou a funcionar nos Residenciais de Unidades Habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. O espaço tem o intuito de levar atividades diversas como a qualificação profissional, ações de cultura, esporte e lazer.

O primeiro Zona Viva foi instalado no Residencial José Euclides, localizado no bairro Jangurussu, em Fortaleza. É gerenciado em parceria com a comunidade e conta com sala de informática, sala multiuso, área de eventos e brinquedopraça.

Sobre o ministrante

Gabura é artista e arte-educador. Experiência artística e formação que transita entre o Teatro, Audiovisual e Arte Digital. Idealizador de projetos diversos. Realiza trabalhos de Cenotécnica, Animação, Videomapping, Videoinstalação e Desenvolvimento de Games. Como professor atua realizando cursos e oficinas de Cultura Digital para Idosos e Games e Animação para crianças.

Projeto Percursos

A ação faz parte do projeto Percursos, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, que tem o objetivo de promover a difusão, a formação e o fomento de expressões artísticas e culturais de forma descentralizada em diferentes territórios do Estado, através de parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem atividades no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço:

Zona Viva Jangurussu recebe oficina de jogos digitais promovida pelo Sobrado no mês das crianças
Data: 20, 21, 27 e 28 de outubro e 3 e 4 de novembro
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Zona Viva – Residencial José Euclides, Jangurussu – Fortaleza – CE
Entrada Gratuita
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org / (85) 99622.2023 (WhatsApp)