Liberação de água do Açude Banabuiú vai beneficiar mais de 22 comunidades rurais

20 de outubro de 2023 - 11:31 # # # #

Ascom SRH - Texto e Fotos

Desde 2021 sem operar, o Açude Arrojado Lisboa, conhecido popularmente por Açude Banabuiú, voltou a liberar água para perenização do rio. A liberação aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) e vai beneficiar com abastecimento humano 22 comunidades dos municípios de Banabuiú, Jaguaretama e Morada Nova, além da sede do município de Ibicuitinga. A vazão liberada foi decidida em reunião de alocação negociada participativa de águas, realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Comitê da sub-bacia do Rio Banabuiú com representantes da sociedade civil e de órgãos municipais, estaduais e federais.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, ressaltou a importância das águas do Banabuíu para a segurança hídrica da região. “Hoje nós temos além do abastecimento humano, muitas atividades agrícolas que necessitam de água e o açude Banabuíu é uma grande fonte de água que nesta quadra chuvosa recebeu a benção de um bom aporte. Essa liberação vai ser essencial para a segurança hídrica daquelas comunidades que tanto sofrem com a estiagem”. O secretário ainda frisou o Projeto Malha D’água, que tem sua primeira etapa com obras já iniciadas também no município de Banabuiú. “As obras do sistema adutor Banabuiú-Sertão Central já estão acontecendo e quando a adutora estiver pronta aumentará ainda mais a segurança de abastecimento de 9 sedes municipais e 38 sedes distritais de toda a região.”

Com a liberação, serão beneficiadas as comunidades:Banabuiú – Laranjeiras; Belo Horizonte; São Gonçalo; Penha; Ribeira; Exu; Caraúba-Jurema; Várzea da Esmera; Casinhas e Barra do Sitiá. Jaguaretama –
Toco; Taperinha; Várzea do Meio e Várzea Grande. Morada Nova – Lagoa Grande; Juazeiro de Cima; Juazeiro de Baixo; Abdias; Conceição; Lacraia; Casa Nova e Felipa de Cima.

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, reforçou a importância dessa água para o município. “Nós temos diversas comunidades aqui em Banabuiú que sofrem com a carência de água. O açude Banabuiú amargava os 9% de recarga hídrica até o ano passado e graças a Deus, nessa quadra chuvosa, ele foi abençoado e recebeu a maior recarga de açude do Ceará. Hoje, poder liberar essa água para as comunidades rurais é uma vitória”.

A abertura das válvulas aconteceu após operação da Cogerh com instalação de um dispositivo de segurança que garantiu que a válvula fosse operada. Durante o evento o diretor-presidente da Cogerh, Yuri Castro, explicou que a água vai beneficar além das comunidades rurais, a sede do município de Ibicuitinga. “É muito importante essa liberação, tanto para as comunidades rurais quanto para as sedes municipais que vão desafogar e garantir ainda mais segurança hídrica”.

O evento contou também com a presença do secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, do deputado estadual D Assis Diniz, do superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira e do prefeito de Jaguaterama, Glairton Cunha.