Jogos Nacionais das Instituições Federais 2023 acontecem no Centro de Formação Olímpica (CFO) de 23 a 28 de outubro
22 de outubro de 2023 - 11:46 #CFo #competições #intercâmbio socioesportivo
Ascom Sesporte - Texto
Dowglas Lima - Foto
Com 36 delegações de 25 estados brasileiros, o evento deve envolve 11 modalidades esportivas e estima reunir cerca de mil alunos-atletas do Brasil
A capital cearense vai voltar a receber uma das maiores competições do esporte escolar do país: a etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIF 2023) vai reunir cerca de mil alunos-atletas de todas as regiões do Brasil, de 23 a 28 de outubro, em Fortaleza. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) será, mais uma vez, anfitrião dos jogos, escolhendo o Centro de Formação Olímpica (CFO) para sediar a abertura e as competições.
Os jogos têm o objetivo de incentivar práticas esportivas e culturais entre os alunos, desenvolvendo o intercâmbio socioesportivo e a promoção da saúde dos estudantes, nas dimensões física, emocional e social. O evento terá disputas no Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia. Das 11 modalidades, dez acontecerão no CFO, enquanto as provas de Atletismo serão realizadas no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Serão 36 delegações com representantes de Institutos Federais de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo também o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
A cerimônia de abertura está marcada para a segunda-feira (23), às 19h, no ginásio do CFO, e será presidida pelo reitor do IFCE, Wally Menezes. A festa também conta com a participação dos reitores e gestores das diversas instituições participantes. As equipes e torcidas também marcam presença, com uma programação inspirada pelos tradicionais momentos solenes desportivos, como acendimento da pira e juramento dos atletas, e ainda a apresentação cultural do grupo LifeDance.
Os jogos são promovidos pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).