Projeto Virando o Jogo abre inscrições para nova edição e chega em mais três municípios cearenses

22 de outubro de 2023 - 11:13 # # # # # # #

Ethel de Paula - Ascom Previo

Fortaleza e Sobral já conhecem bem e podem atestar como o projeto Virando o Jogo, do Governo do Ceará, vem repercutindo positivamente na vida de jovens em situação de vulnerabilidade social e expostos aos fatores de risco à violência. Agora é a vez de Maracanaú, Caucaia e Maranguape colherem os frutos de uma política pública que leva às juventudes a oportunidade de acessarem gratuitamente cursos de qualificação profissional e atividades socioeducativas como estratégias para o ingresso no mercado de trabalho ou reinserção escolar.

Olho no calendário: até o próximo dia 25, estão abertas as inscrições para a edição especial do Projeto que chega a três novos municípios cearenses, além de Fortaleza e Sobral, onde já está em curso, prometendo alcançar nada menos do que 1000 jovens entre 15 e 22 anos que estão fora do mercado de trabalho ou evadidos da escola, residentes em áreas territoriais associadas a fatores de risco à violência e com renda per capita familiar inferior a meio salário-mínimo.

A mais nova edição do Virando o Jogo também guarda novidades: após cinco meses de formação, ao concluir o curso de qualificação profissional com frequência regular, os jovens participantes receberão um kit de incentivo ao empreendedorismo para dar início ao próprio negócio. Ao longo de todo o processo formativo, também contam com ajuda de custo, fardamento, material didático e lanche.

Para Carla da Escóssia, gestora à frente da Assessoria de Prevenção à Violência do estado do Ceará, o Projeto Virando o Jogo já se firmou como uma política de juventudes capaz de transformar vidas. “É isso que vimos em Fortaleza, em seis áreas, e em Sobral. A parceria com os prefeitos municipais nos fortalece e amplia as oportunidades para as juventudes, reconstrói trajetórias e acende uma luz de esperança. Nosso objetivo maior é preservar vidas e essa tarefa é para muitas mãos”, enfatiza.

O Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, reitera a oportuna expansão do Virando o Jogo para mais três municípios. “Recebemos de braços abertos o Projeto, fruto da parceria de sucesso do município junto ao Governo do Estado. A busca pela profissionalização e inserção de jovens no mercado de trabalho é uma das nossas prioridades. Agora unimos forças com o objetivo de trazer mais oportunidades para as juventudes de Caucaia e do Ceará”.

Em Maracanaú, abraçar o projeto Virando o Jogo também é assinar embaixo de um esforço comum para dirimir vulnerabilidades sociais associadas a fatores de risco à violência.

“O projeto Virando o Jogo chega à Maracanaú através de alinhamentos feitos através do PReVio, o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Estado, e vem justamente criar alternativas para reduzir os já elevados índices de violência em nosso município. Por isso, demos as mãos e criamos condições estruturais para o Projeto beneficiar aquele jovem que está fora do mercado de trabalho ou da escola, a parcela da juventude que, uma vez ociosa, fica mais à mercê da criminalidade. Com esse Projeto, damos oportunidades para que os jovens escolham outro caminho, o da solidariedade e o do empreendedorismo, adquirindo formação não só para o trabalho como para o exercício da cidadania”, destacou o Secretário de Segurança Urbana de Maracanaú, Coronel Castelo Branco.

Histórico

O Governo do Estado do Ceará, através da Vice-Governadoria e Secretaria de Proteção Social (SPS), deu início ao projeto Virando o Jogo em dezembro de 2019, através de recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP).

Em 2023, criada a Assessoria de Prevenção e Redução à Violência do Governo do Estado do Ceará, o projeto Virando o Jogo ganha ainda mais alcance sob o escopo do Programa de Prevenção e Redução à Violência (PReVio), que conta com crédito aprovado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atender ao seu público prioritário em 10 municípios: os chamados “nem-nem”, jovens entre 15 e 22 anos, moradores de territórios socialmente vulneráveis, associados a fatores de risco à violência, com renda per capita inferior a meio salário-mínimo e que nem estudam nem trabalham.

São objetivos centrais do Virando o Jogo: primeiro, possibilitar acesso gratuito a cursos profissionalizantes para aqueles e aquelas que estão fora do mercado de trabalho; em paralelo, promover ações de reinserção escolar junto a quem interrompeu os estudos e manifesta interesse em voltar a estudar, através de parcerias firmadas com as secretarias municipais e estadual de educação.

O projeto Virando o Jogo já contemplou mais de 5000 jovens, contingente assistido de perto por uma equipe de gestores públicos, supervisores e gerentes de área, articuladores sociais, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, corpo de bombeiros e técnicos afins, além de representantes das instituições governamentais e não governamentais parceiras.

Em 2023, com recursos do FECOP, o Virando o Jogo, já consolidado em Fortaleza e Sobral, também chega em Maranguape, Maracanaú e Caucaia. No próximo ano, com financiamento do PReVio, Itapipoca, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte serão contemplados com o Projeto, cumprindo a meta de alcançar 10 mil adolescentes e jovens participantes.

Serviço:

Inscrições através do site: virandojogo.vicegov.ce.gov.br. Siga também o Virando o Jogo pelo Instagram: virandoojogo.superacao.

Bairros contemplados pelo projeto Virando o Jogo:

Fortaleza
– Vicente Pinzón, Cais do Porto, Mucuripe, Alto da Balança, São João do Tauape, Jardim das Oliveiras;
– Moura Brasil, Pirambu, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Cristo Redentor;
– Vila Velha, Quintino Cunha, Floresta, Antônio Bezerra;
– Genibaú, Granja Portugal, Autran Nunes, Bonsucesso, Pici;
– Bom Jardim, Granja Lisboa, Manoel Sátiro, Siqueira, Planalto Ayrton Senna, Canindezinho;
– Barroso, Conjunto Palmeiras, Curió, Jangurussu, Messejana.

Caucaia
Grilo, Curicaca, Novo Pabussu, Mestre Antônio, Parque das Nações, Novo São Miguel Parque Albano e Boa Vista.

Maranguape
Novo Maranguape 1 e 2 e Outra Banda.

Maracanaú
Acaracuzinho, Coqueiral, Piratininga e Novo Maracanaú.

Sobral
Vila União, Terrenos Novos, Residencial Nova Caiçara e Sumaré.