Transformando vidas: quando o mercado de trabalho reúne duas colegas da Fatec Cariri

22 de outubro de 2023 - 10:58 # # # #

Ascom do Instituto Centec

Vencer longas distâncias entre casa e faculdade fez parte da rotina da tecnóloga em Alimentos Tamires Gonçalves durante os anos em que estudou na Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri. Filha de pais agricultores em Santana do Cariri, ela se deslocava diariamente entre a cidade e Juazeiro do Norte, onde fica o campus da faculdade.

“Meus pais não estavam preparados para meu ingresso na faculdade. Eu não sabia andar em Juazeiro, mas fui me adaptando. Dividia quentinha com colegas da faculdade, copiava muita coisa por não ter como pagar as apostilas. No entanto, eu sabia que futuramente todo esse sufoco compensaria”.

Depois de formada, Tamires tentou inserção no mercado de trabalho em outro estado, mas o Cariri a chamou de volta. Há um mês, ela assumiu uma posição no controle de qualidade em uma importante rede de restaurantes.

E lá ela reencontrou Raquel Vicente, colega de faculdade que já está há quatro anos na empresa. “Somos da mesma turma e não perdemos contato. Em meio a uma conversa despretensiosa, surgiu a oportunidade de estar aqui. Trabalhamos juntas, nossas funções estão diretamente ligadas. O fato de nos conhecermos facilita totalmente o trabalho, principalmente a comunicação”.

Assim como Tamires, Raquel também percorria um longo caminho entre sua casa, na zona rural, e o campus da Fatec. “A locomoção era um pouco difícil, tinha que acordar muito cedo para ir para a faculdade todos os dias. Mas não há barreiras que impeçam a gente de realizar um sonho”.

As Fatecs são unidades geridas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no Estado.

Vida acadêmica

A tecnóloga conta que começou na empresa em uma função inicial e, ao longo dos anos, foi conquistando espaço até chegar em um cargo de gestão. Para tanto, ela conta que continuou investindo na carreira, realizando cursos de aperfeiçoamento e de pós-graduação.

Além do investimento posterior à graduação, Raquel disse que aproveitou muito o período em que passou na Fatec Cariri. “Uma das vantagens do nosso curso é que temos muita prática, o que facilita muito o aprimoramento do conhecimento. Temos ferramentas lá fundamentais. O curso é muito completo e procurei aproveitar cada dia que passei na faculdade. Tive muitos períodos no laboratório, li praticamente todos os livros da área que estão na biblioteca”.

Tamires também relembra com carinho dos momentos que viveu na graduação. “Éramos todos guiados por nossos sonhos e objetivos e isso nos motivava. Minha turma era muito unida e nos ajudávamos muito. Os nossos professores nos incentivavam bastante, sempre em busca de trazer novos projetos e novas experiências para a turma. Além disso, os laboratórios estavam sempre disponíveis para que desenvolvêssemos nossas ideias”.

Para quem está vivendo essa jornada na graduação, Tamires incentiva a manter a confiança e a perseverança. “Sejam persistentes, busquem conhecimento e, mesmo que às vezes pareça que não vai dar certo, deem o melhor de si, não deixem que as dificuldades sejam maiores que a vontade de crescimento. Uma hora a oportunidade chega e temos que estar preparados”.

Raquel relata que há sempre um grande número de alunos da Fatec que moram na zona rural e que vivenciam a mesma rotina de deslocamento diário. “Eu sei que tem muita gente lá que, assim como eu, vem de sítios e não é fácil pegar ônibus cedinho para estar na faculdade. Precisamos usar esses obstáculos para transformá-los num degrau que nos faça subir na vida. Além disso, é importante aproveitar tudo o que a faculdade oferece e valorizar o lugar onde estamos”.