Uece e Dell desenvolvem exoesqueleto para inclusão de PcD no mercado de trabalho

23 de outubro de 2023 - 11:01 # # # # #

Adriana Rodrigues - Ascom Uece - Texto e Foto
Ascom Dell - Fotos

Um equipamento capaz de deixar uma pessoa que usa cadeira de rodas na posição vertical, possibilitando a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) em cargos e funções da indústria ou de outros setores que até então eram ocupados apenas por trabalhadores sem deficiência. Esse é o inédito exoesqueleto Steve, criado a partir da parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Laboratório de Desenvolvimento e Inovação (LDI), e a Dell Technologies, por meio do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Lead).

De acordo com o cientista-chefe do LDI/Uece e idealizador do exoesqueleto, professor Francisco Carlos Oliveira, Steve é “um aparelho para habilitar para o trabalho”. O docente da Uece conta que a ideia surgiu diante da busca constante da parceria para promover mais inclusão e acessibilidade aos brasileiros PcD e ao observar a linha de produção da Dell:

“Olhei aquele lugar e vi que tudo é montado, tudo é pensado para a produtividade. As pessoas trabalham de pé, todos na mesma altura, porque tem uma esteira que vai passando de posto em posto. Então, quando vi aquilo, imaginei a possibilidade das pessoas em cadeira de rodas poderem trabalhar também num posto de montagem de computador, pois, normalmente, eles trabalham em outras funções menos valorizadas economicamente”, explicou o professor Fran, como é conhecido.

Steve é um produto inédito no mundo, que já conta com certificação da Anvisa e do Inmetro. “Existem outros exoesqueletos que trabalham outros aspectos, mas o nosso é inédito porque ele é o primeiro que habilita para o trabalho,” contribuindo, inclusive, para o atendimento à Lei de Cotas, ressalta o idealizador.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, salienta que a pesquisa na instituição que permitiu o desenvolvimento do Steve reúne duas pautas muito importantes para a Universidade: “a inovação científica e tecnológica e a acessibilidade. Com foco nessas pautas, a parceria entre a Uece e a Dell, por meio da Lei da Informática, voltou-se fortemente para o desenvolvimento de tecnologias assistivas, consolidando-nos uma referência científica nessa área. Como fruto também dessa parceria bem-sucedida, a tecnologia apresentada pela Dell carrega um DNA ueceano, e o resultado é o fortalecimento da ciência, da tecnologia e das ações de acessibilidade.

De acordo com o gerente de Projetos de Inovação e líder no Lead em Fortaleza-CE, Eder Soares, “a criação do Steve faz parte dos investimentos da Dell para criar um ambiente que seja favorável à atração, inclusão e integração de pessoas com deficiência”, acrescenta o representante da empresa parceira da Uece.

O projeto de pesquisa e produção do Steve teve início em 2018 e envolveu uma equipe multiprofissional para que fosse criado um equipamento que não interferisse na saúde do trabalhador, como salienta o gerente. “O desafio para a criação do exoesqueleto envolveu não somente o objetivo final de habilitar as pessoas com deficiência para que elas pudessem atuar na fábrica da Dell, mas também uma série de precauções e pesquisas voltadas para gerar um impacto positivo na saúde do colaborador”.

Assim, o exoesqueleto conta com assentos ergonômicos, apoio para joelhos, braços e panturrilha e até suporte para a circulação sanguínea. Além disso, ele possui diversos dispositivos de segurança, como botão de emergência, cinta toráxica e de pernas, dispositivos antiqueda e apoio fixo traseiro. “Estamos entregando uma solução segura e confiável para nossos colaboradores”, assegura Eder.

Em entrevista à revista Exame, o testador de software da Dell, Erico Oliveira, destacou: “Tenho minha vida, uso cadeira de rodas, na minha casa eu consigo usar muletas também, só que com o Steve é diferente porque com as muletas eu não posso soltar minhas mãos. Já com o Steve eu estou livre de muletas e cadeira de rodas, não precisando me apoiar, pegar algo no armário, me deixa bem livre, sem pedir auxílio”.

O Steve integra um projeto de acessibilidade implementado pelo Lead na fábrica da Dell em Hortolândia-SP, onde, atualmente, emprega 94 profissionais PcD na linha de produção. Com o Steve, esse número poderá crescer, pois, já estão sendo planejados os próximos passos que, segundo o representante da Dell, será a implementação do projeto na referida fábrica nos próximos meses.