Governador discute flexibilidade no diálogo do Governo Federal com cada estado em reunião com ministros da Educação e Gestão

24 de outubro de 2023 - 13:04 # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Durante o encontro, que reuniu ainda os outros governantes de estados do Nordeste, foi discutido o auxílio financeiro a estudantes do Ensino Médio

Com agenda cheia em Brasília, o governador Elmano de Freitas participou, na manhã desta terça-feira (24), de uma reunião com os governadores do Nordeste; o ministro da Educação, Camilo Santana; e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para debater o auxílio financeiro para incentivo dos estudantes do Ensino Médio, que logo será anunciado pelo Governo Federal.

Com temas voltados para a área da educação, como o auxílio financeiro a estudantes como alternativa de combate à evasão escolar, e com foco do Governo do Estado direcionado para tornar 100% das escolas estaduais em Escolas em Tempo Integral, o governador Elmano de Freitas elogiou a iniciativa do Governo do Brasil. “Essa é uma importante medida de combate à evasão escolar ao oferecer condições para os jovens continuarem os estudos, apesar das dificuldades financeiras”, destacou o governador.

O chefe do Executivo Cearense também ressaltou a necessidade do diálogo com os estados, para assim entender a realidade de cada um, e pontuou a importância de uma flexibilização para cada ente da federação aderir ao programa de acordo com suas realidades e prioridades.

“Quero pontuar a questão das realidades diversas. É muito importante que o Governo Federal possa abrir a possibilidade de que nós tivéssemos, no programa nacional, uma flexibilidade para que os estados pudessem fazer parceria e se adequando à realidade de cada um, que pudéssemos aderir no diálogo com a realidade de cada ente da Federação”, pontuou o governador.

Por meio das redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de investimentos e desse diálogo com os representantes de cada estado em prol do avanço da educação brasileira. “Não podemos perder mais nenhum estudante neste país. Esse auxílio financeiro é mais um compromisso do MEC e do presidente Lula com os jovens e com a construção de um presente e futuro melhores”, finalizou.

Presentes

Também estiveram na reunião: Paulo Dantas, de Alagoas; Jerônimo Rodrigues, da Bahia; Carlos Brandão, do Maranhão; João Azevedo, da Paraíba; Raquel Lyra, de Pernambuco; Rafael Fonteles, do Piauí; Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte; e Fábio Mitidieri, de Sergipe.