Governo do Ceará participa da cerimônia de abertura dos Jogos das Instituições Federais 2023

24 de outubro de 2023 - 14:56 # # #

Ascom Sesporte - Texto e Fotos

A solenidade de abertura dos Jogos das Instituições Federais (JIF) ocorreu na noite dessa segunda-feira (23), no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza, e foi marcada por apresentações, com direito ao acendimento da pira dos jogos.

“É uma honra para nosso estado e nosso equipamento sediar, por mais uma vez, os jogos federais – evento esportivo grandioso que ficará marcado”, afirmou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

Os jogos ocorrem de 23 a 28 de outubro, no CFO, com a participação de cerca de mil alunos-atletas de todas as regiões do Brasil. O objetivo é incentivar práticas esportivas e culturais entre os alunos, desenvolvendo o intercâmbio socioesportivo e a promoção da saúde dos estudantes, nas dimensões física, emocional e social.

O evento terá disputas no Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia.

Participam 36 delegações com representantes de Institutos Federais de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo também o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

Participaram ainda do momento a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Bregagnoli; secretário da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Ferreira; e a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Maria Leopoldina Veras.