HGWA é reconhecido em premiação nacional na categoria de Ensino e Pesquisa

24 de outubro de 2023 - 15:18 # # # # # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e Fotos

A coordenadora médica do Centro de Estudos do HGWA, Sara Firmino, recebeu o prêmio na categoria de Ensino e Pesquisa

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebeu um prêmio nacional na categoria de Ensino e Pesquisa. A unidade foi reconhecida durante a décima edição do Prêmio “Excelência da Saúde”, que ocorreu em Natal, no Rio Grande do Norte, no último sábado (21) e que tem como objetivo homenagear instituições de saúde que mais se destacaram no último ano.

O HGWA conquistou o prêmio, nessa categoria, junto com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Entre os critérios para a premiação, estiveram envolvidos a organização e o trabalho em equipe, a atuação junto à formação de novos médicos e o trabalho focado no pesquisador, além da atuação do Centro de Estudos e da excelência no papel de hospital-escola do HGWA.

Sara Firmino, coordenadora médica do Centro de Estudos da unidade, que recebeu o prêmio na solenidade, pontua que o trabalho em equipe é um dos grandes diferenciais do setor. Ela cita algumas ações do Centro de Estudos, como a educação permanente focada nos processos de melhoria e aprimoramento da equipe multidisciplinar do hospital, o ensino em parceria com instituições de ensino superior e o apoio à formação dos residentes médicos com estruturação de aulas e palestras, além de estímulo à produção científica.

Detalhe do prêmio recebido pelo HGWA por causa da atuação como hospital-escola no Ceará

“O HGWA se aprimora cada vez mais na área de ensino e pesquisa e se coloca como um hospital-escola de excelência, sendo a primeira escolha da maioria dos médicos residentes do Ceará. Receber esse prêmio representando nossa instituição é uma grande honra e alegria, além de ser mais um estímulo para continuar nosso trabalho, sempre buscando o melhor”, afirma a coordenadora.

A enfermeira de Educação Permanente do Centro de Estudos do HGWA, Juliana Vieira, conta que trabalhar com educação é um desafio que vem sendo cumprido com muito cuidado e compromisso. “Dentro de um hospital, caminhamos junto com a equipe assistencial, seguimos observando o lindo trabalho que é realizado, tentamos transformar em pesquisa, em boas práticas para que tudo seja visto por outras pessoas. Sem falar no amor com que recebemos todos os estudantes que passam pelo hospital. Nós cuidamos deles e eles fazem o futuro. Educação permanente não é o Centro de Estudos, é o hospital inteiro, porque todos nós abraçamos a educação como meta”, destaca.

Visita dos profissionais do setor da revista científica Cadernos ESP, da ESP/CE, no HGWA. Na foto, a equipe posa com a direção da unidade

O diretor-geral do HGWA, Denys Briand, reforça o orgulho e o significado da unidade receber um reconhecimento nessa categoria. “Para todos nós que fazemos o HGWA é motivo de satisfação. O HGWA possui um importante papel na formação de novos médicos, sendo uma escola de referência no Estado. Acompanhamos e apoiamos os profissionais que investem na pesquisa e no retorno para a saúde”, pontua.

Hospital-Escola

O HGWA recebe o Programa de Residência Médica, iniciativa da Escola de Saúde Pública do Estado (ESP/CE), desde 2010. Atualmente 68 profissionais participam da residência entre as áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, neonatologia, medicina intensiva pediátrica e medicina intensiva. A unidade mantém ainda o internato, desde 2005, que recebe em média 70 internos, divididos nas clínicas médica, pediátrica e cirúrgica. Em 2013 o HGWA foi certificado como hospital de ensino pelo Ministério da Educação (MEC). Recentemente o hospital firmou uma parceria com o setor de pesquisa da ESP/CE, através da revista científica Cadernos ESP, para apoio na criação de produções de trabalhos e artigos científicos, oportunidade para todos os profissionais interessados na unidade.