Projeto aBarca realiza exposição coletiva “CAMINHOS: Entre mundos de um só”, em Juazeiro do Norte

24 de outubro de 2023 - 10:00 # # #

Ascom Secult Ceará - Texto e Fotos

 

A visitação, gratuita e aberta ao público, segue até o dia 23 de novembro, na Galeria de Artes da Escola de Saberes Daniel Walker

Apresentando as obras produzidas pelos jovens artistas participantes do Programa de Formação Básica em Artes Visuais, o Projeto aBarca abre a visitação da exposição coletiva “CAMINHOS: Entre mundos de um só”. A mostra, gratuita e aberta ao público, ocorre até o dia 23 de novembro, das 8h às 13h, na Varanda – Galeria de Artes da Escola de Saberes Daniel Walker, em Juazeiro do Norte. O aBarca é um projeto da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) executado pela Escola Porto Iracema das Artes, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Reunindo espaços-tempo de histórias compartilhadas em coletivo, a exposição desenha cada caminho individual dos jovens artistas no desejo de união de trajetórias. A mostra compartilha as produções dos artistas Aquiles, Ártemis / Árt, Cherry/ Yarlon, Eve, Karol, Maia Xavier, Mª Alice/ Lissa, Pablo Gabriel, Thalyta Rodrigues, Thyphanne e Ygor.

Reunides em encontros diários, entre experiências e partilha de saberes por meio das aulas com artistas-mediadores, cada jovem presente nesta exposição rascunhou, desenhou, imaginou, projetou, lançou desejos e criações a partir de si para a relação entre outros e novos mundos. Todos os jovens passaram por uma formação composta de cinco módulos, atravessando universos comuns do campo das Artes Visuais como o desenho e as poéticas contemporâneas, cavaram impressões na gravura e camadas entre camadas da colagem.

“O projeto aBarca em sua segunda edição por Juazeiro do Norte renova o compromisso de formação em Artes com uma rica exposição dos processos e rastros de criação de 12 jovens da cidade. “CAMINHOS: Entre mundos de um só” representa essencialmente uma retrospectiva do que foram os módulos formativos, trabalhos reunidos na Escola de Saberes Daniel Walker a partir da escolha de cada jovem sobre quais obras iriam compor a exposição, exercício curatorial mediado pelo professor e artista Wandeallyson Dourado”, conclui a coordenadora do Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Porto Iracema, Camila Alves.

Sobre o aBarca

O aBarca é um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos residentes em territórios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón, Genibaú e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço:

Projeto aBarca realiza exposição coletiva “CAMINHOS: Entre mundos de um só” em Juazeiro do Norte
Data: visitação aberta até 23 de novembro de 2023
Horário de visitação: 08h às 13h
Local: Escola de Saberes Daniel Walker (Rua Padre Cìcero, 376, Centro – Juazeiro do Norte – CE)
Gratuito e aberto ao público