Sistema Estadual de Museus do Ceará retoma Fórum Estadual com discussões sobre definição de museus e qual o papel dessas instituições na sociedade

24 de outubro de 2023 - 14:37 # # # #

Ascom Secult - Texto
Ana Raquel - Foto

Com o tema “Museu: instituição permanente, acessível e inclusiva”, o evento vai apresentar um panorama das políticas museais e promover o diálogo entre a comunidade museológica, os museus cearenses e seus órgãos de gestão, assegurando a ampla participação da sociedade civil.

O que é um museu e qual é o lugar do Ceará na elaboração de políticas públicas para essas instituições? Essas e outras questões serão debatidas no 5º Fórum Estadual de Museus, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro com o tema “Museu: instituição permanente, acessível e inclusiva”. Realizado pelo Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE), vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), o Fórum Estadual – que passa a ser um evento bienal e estruturante da Secult – terá uma programação presencial nos municípios de Fortaleza e Aratuba, além de transmissão ao vivo no canal da Secult Ceará no YouTube.

“O Fórum Estadual de Museus é um evento que supre a necessidade de institucionalizar os mecanismos de planejamento, garantindo o diálogo como método e a democracia como fundamento. De caráter permanente e abrangência estadual, o Fórum Estadual de Museus passa a ser um evento bienal com a finalidade de promover o diálogo entre a comunidade museológica, a sociedade civil, os museus cearenses e seus órgãos de gestão, sob a coordenação do Sistema Estadual de Museus, através do Núcleo de Monitoramento do Sistema Estadual de Museus e Arquivos, da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) da Secretaria da Cultura do Ceará”, diz Luisa Cela, secretária da Cultura. Com uma programação diversa, o Fórum vai debater questões importantes ligadas ao campo museal, assegurando a ampla participação da sociedade civil.

Dentre os assuntos abordados pelo evento, estão o lugar do Ceará na elaboração de políticas públicas para os museus; os diálogos entre os sistemas de museus; o Estatuto de Museus e a nova definição de museu; e os museus como espaços de igualdade, diversidade e inclusão. Além disso, o Fórum também tem o propósito de planejar caminhos possíveis para o campo museal cearense e articular o diálogo entre as redes que atuam com a museologia social e a educação museal.

“Os museus têm uma função educativa para as gerações que é fundamental para a preservação da memória e do patrimônio cultural: a difusão da cultura e do conhecimento. Eles são referências para o futuro e, por isso, há a necessidade de que todas as pessoas busquem conhecer mais profundamente a realidade dos museus, suas possibilidades e desdobramentos. Eles são instrumentos complexos, uma vez que possibilitam estudos culturais em prol da reconstrução da memória, a partir da investigação entre diversidade cultural, território e paisagem cultural”, explica Isabelly Pompeu, supervisora do Núcleo de Monitoramento do Sistema Estadual de Museus e Arquivos da Secult Ceará.

Finalizando a programação, o Fórum vai promover uma vivência em território no Museu Kanindé, localizado em Aratuba e o primeiro museu indígena do Ceará. Na ocasião, haverá Toré e visita mediada ao Sitio Fernandes.

Sobre o SEM-CE

O Fórum também se propõe a discutir o fortalecimento do Sistema Estadual de Museus (SEM-CE), criado pela Lei 13.602/2005 e vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O SEM/CE tem como principal objetivo sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por essas instituições.

Em 2023, o SEM/CE, além de lançar a campanha de recadastramento dos museus cearenses, concentrou seus esforços na organização deste 5º Fórum Estadual de Museus, com o intuito de possibilitar um espaço no qual seja garantida a participação social para o planejamento das políticas públicas para o campo museal.

5º Fórum Estadual de Museus

O 5º Fórum Estadual de Museus é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Sistema Estadual de Museus do Ceará. Conta com o apoio do Museu do Ceará e do Arquivo Público do Estado do Ceará, espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) geridos pela Secult. Conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), do Sobrado Dr. José Lourenço, do Kuya — Centro de Design do Ceará, da Pinacoteca do Ceará, do Complexo Cultural Estação das Artes e do Museu Ferroviário Estação João Felipe, espaços da Rece geridos em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. Tem parceria com o Museu Kanindé e Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória (GEPPM/CNPq/UFC). Conta com produção do Instituto Assum Preto e Assum Preto Produções.

Serviços

5º Fórum Estadual de Museus | 25, 26 e 27 de outubro de 2023

1º dia – Estação das Artes

2º dia – Museu da Imagem e do Som

3º dia – Museu Indígena Kanindé

 

Agenda completa do 5º Fórum Estadual de Museus

5º Fórum Estadual de Museus – Programação Completa