É falso que o Cinturão das Águas está seco

25 de outubro de 2023 - 15:46 # #

O Governo do Ceará vem a público trazer a verdade sobre vídeos mentirosos que circulam nas redes sociais sobre a gestão hídrica do Nordeste. O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, compartilhou um vídeo onde apresenta imagens antigas do Cinturão das Águas (CAC) como sendo do mês de setembro de 2023. O vídeo em questão ainda faz referência ao Projeto de Transposição do Rio São Francisco e apresenta imagens comparativas de locais diferentes.

O vídeo trata-se de uma Fake News e os primeiros kms do CAC, referente aos lotes 1, 2 e 5, estão concluídos e com água. No total, as obras estão com 75% de execução, faltando apenas a conclusão dos lotes 3 e 4, que quando prontos irão representar um relevante aumento da garantia hídrica da Região do Cariri.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) recolocou em operação, desde julho de 2023, o sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3), permitindo que a estrutura voltasse a liberar água para os estados, beneficiando mais de 7,6 milhões de pessoas em todo o Nordeste. A estação estava com suas atividades paralisadas desde setembro de 2022.