Confira os destaques dos equipamentos culturais da Secult Ceará

25 de outubro de 2023 - 15:39 # # # #

Ascom Secult Ceará - Texto
Luiz Alves - Secult Ceará e Marília Camelo - Pinacoteca do Ceará - Fotos

Do Interior à Capital, as últimas semanas de outubro fervilham com uma programação voltada a opções de lazer e educação cultural

Os mais diversos públicos e faixas etárias encontram educação, lazer e entretenimento na Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). As últimas semanas de outubro fervilham com uma agenda gratuita e rica em opções.

Shows, espetáculos, exposições, cursos, cinema, literatura, dentre várias expressões, estão de portas abertas. Um dos destaques acontece no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, localizado no Crato, com a realização do aguardado “Festival Unaé – Sonhar o Cariri”.

Em mais de 60 horas de programação, entre os dias 26 e 29/10, o evento reúne artistas cearenses e de outros pontos do País no caldeirão artístico da região sul do Estado. Cultura popular, cosmovisão indígena, do toré ao videomapping. Um encontro para celebrar e imaginarmos o futuro.

Don L, Cátia de França, Liniker, Luedji Luna, Dextape, Zabumbeiros Cariris e Kaê Guajajara são alguns dos nomes confirmados entre os concertos musicais. É momento de apreciar a arte de MC Souto, Erivan Produtos do Morro, Francisco El Hombre e referências da cena local caririense como João do Crato, Abidoral Jamacaru e Pachelly Jamacaru.

Ainda no giro pelos saberes do interior cearense, adentramos a região central. Na quarta-feira (25), a Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, recebe Mestre Fulô & o Menino Passarinho na Trilha dos Encantados. Com base na cultura afro-brasileira, a atividade mistura poesia, música e performance.

A Casa de Antônio Conselheiro, equipamento localizado em Quixeramobim, realiza na terça-feira (24) o “Café Filosófico”. O tema desta edição é “Pensar a Escrita Pensante: Diálogos entre a Literatura e a Filosofia”. A participação será do escritor, crítico literário, ativista cultural, palestrante e professor de Filosofia, Renato Pessoa.

Do cordel às cores de Chico da Silva

Destaque nacional e internacional, a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” entra nos últimos dias de visitação na Pinacoteca do Ceará. As obras do artista e dos integrantes da Escola do Pirambu seguem abertas à visitação até o dia 29 de outubro (domingo).

Na sexta-feira (27), a Estação das Artes organiza a Festa da Literatura de Cordel (FLIC), ação em parceria com o Sebrae/CE. Para celebrar o Nordeste e o Cordel, tesouro imaterial brasileiro, o evento lança exposição e oficina de xilogravura (com o mestre Zé Lourenço). O sarau de cordelistas traz apresentação de Guilherme Nobre e o Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará, Geraldo Amâncio. Outro Tesouro Vivo presente ao sarau é o Coco da Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira que participa com a Roda de Capoeira e de Maculelê conduzida por Mulheres — Coletivo Capoeira Convida (Parceria Sesc).

Ainda no território da literatura, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) recebe o espetáculo poético-musical “Sem Fronteiras em Todos os Sentidos”. A atividade também marca o lançamento do livro “Agora: Sempre”, do autor Henrique Beltrão.

Outra novidade desta semana na Bece é a exposição “José Alcides Pinto: um século de histórias”, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor e bibliotecário cearense. Entre os meses de outubro e novembro de 2023, o acervo reunido no Setor da Coleção Ceará apresenta livros, cartas, fotografias e outros itens que iluminam a vida e obra do realizador.

Em referência à Semana Nacional da Biblioteca e do Livro, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), promove quatro dias de ações na Biblioteca Cristina Poeta CCBJ. Até sexta-feira (27), acontecem mediações de leitura, oficina de experimentação audiovisual, concurso de desenho, contação de histórias, karaokê e sarau literário.

No Theatro José de Alencar, a quinta-feira (27) marca a realização da peça “Mulambo”. Celebrando 20 anos de atuação, o Grupo Garajal traz à cena o mais novo trabalho, resultado do laboratório de pesquisa em teatro do Centro Cultural Bom Jardim (2022).

Para os fãs da sétima arte, o Cineteatro São Luiz exibe a pré-estreia nacional de “Tia Virgínia” (2023). A produção levou seis troféus no 51º Festival de Cinema de Gramado. Marcado para o dia 27 de outubro (sexta), às 19h, o lançamento terá presença do diretor Fabio Meira e da atriz e protagonista do filme, Vera Holtz, para um bate-papo com a plateia.

Shows e atividades formativas

Na sexta-feira (27), a partir das 19h30, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMac) realiza concerto musical com novos talentos cearenses selecionados na 2ª edição da convocatória Cena Ocupa, via programa Polifonias. No Anfiteatro Sérgio Motta, a cantora Marília Lima faz o show “Cearáfrica Soul”, seguido da apresentação “Encruzilhada”, do cantor e multi-instrumentista Zéis.

No mesmo dia, às 20h, o Hub Cultural Porto Dragão realiza “O Novo Baile Soul”. No palco, o músico Agê comunica com diversas linguagens artísticas, como o audiovisual, a dança e a cultura digital, articulando R&B e a Black/Soul Music.

Tem interesse em aprender sobre sonorização e produção de shows e eventos culturais? O Hub Cultural Porto Dragão e o Centec, em parceria com o Iatec Fortaleza, oferecem duas formações gratuitas, voltadas para as áreas técnicas da Cultura. Até domingo (29), estão abertas as inscrições para os cursos “Sonorização de shows e eventos artísticos” e “Produção de shows e eventos”.

Na sexta-feira (27), às 19h30, a Escola Porto Iracema das Artes realiza a oficina “Corpo, Batalha, Mandinga”, com Flávia Maraká. O trabalho aborda os fundamentos da dança afro-brasileira, com foco no corpo, na batalha e na mandinga.