Conheça os projetos selecionados no 1º edital do Programa CIPP de Responsabilidade Social

25 de outubro de 2023 - 10:35

Yanna Guimarães - Ascom CIPP - Texto

A Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A) divulgou, nessa terça-feira (24), o resultado do primeiro edital que selecionou projetos para o Programa CIPP de Responsabilidade Social. Ao todo, foram inscritos 47 projetos, dos quais foram selecionados 16.

Do total de selecionados, foram cinco pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), cinco pela Lei Federal de Incentivo a Projetos Esportivos, três pelos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e três pelos Fundos Nacional, Estaduais ou Municipais do Idoso. Por falta de projetos, não foram selecionadas ações incentivadas pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).

A CIPP esclarece que o fato de o projeto ser selecionado não significa que o valor desembolsado será igual ao montante pedido na inscrição. O valor do patrocínio é definido de acordo com a disposição orçamentária da CIPP e será comunicado aos selecionados no período de elaboração dos contratos, entre 07 de novembro de 2023 e 23 de dezembro de 2023.

A escolha dos projetos pelo Programa CIPP de Responsabilidade Social se deu em forma de seleção pública e foi criado com o objetivo de democratizar e sistematizar o acesso aos recursos disponíveis para o patrocínio de ações nas áreas da cultura, educação, esportes e saúde.

“O edital é uma forma de garantir a aplicação de todo o potencial de recursos que a CIPP pode gerar por meio das leis de incentivo federal no Ceará. Foram selecionados os projetos preferencialmente na área de influência do Complexo do Pecém, mas não exclusivamente, exatamente para aproximar a companhia das comunidades no entorno. Dessa forma, a CIPP reforçou seu apoio à cultura, ao esporte e à promoção social como ferramentas importantes para o desenvolvimento do Ceará”, destaca Hugo Figueirêdo, presidente da CIPP.

Os projetos foram analisados por uma comissão constituída pela CIPP. A seleção foi baseada na qualidade técnica do projeto, no atendimento aos interesses da comunidade, na viabilidade financeira, além da potencialidade de consolidação da imagem do Complexo do Pecém.

Projetos aprovados

Lei Federal nº 8.313/1991 – Lei de Incentivo à Cultura
Oficinas de Cinema de Animação do 33º Cine Ceará
Festival do Camarão do Pecém
Orquestra Pecém
Festival Internacional de Teatro Infantil (TIC)
VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par – Bienal Criança

Lei Federal nº 11.438/06 – Incentivo a Projetos Esportivos
Escolinha de Futebol Feminino 2024 – Associação Menina Olímpica
Escolinha de Triathlon Pecém
Basquete Cearense II
Mar e vida plena
Skate na veia

Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990)
Katiana Pena – Nossa dança, a arte da mudança
Programando e Aprendendo Itinerante 3 Edição
PROJETO PROTEJA – Visão Mundial

Fundos Nacional, Estaduais ou Municipais do Idoso (Lei 12.213/2010)
Mulheres Engajadas na Economia Local
Arte em Movimento Fase II
Chá Tecnológico e Social Itinerante 3 Edição