Conselho da Federação é criado para articular ações entre estados e municípios com a União

25 de outubro de 2023 - 13:28 # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Casa Civil - Fotos

Governador Elmano de Freitas participou da solenidade, em Brasília, e será um dos representantes do Consórcio Nordeste na ação

Cumprindo agenda em Brasília, o governador Elmano de Freitas participou, nesta quarta-feira (25), da criação do Conselho da Federação, iniciativa do Governo Federal que visa promover a articulação, a negociação e a pactuação de estratégias e de ações de interesses prioritários comuns entre estados, municípios e a União. A solenidade foi comandada pelo presidente Lula e também contou com as presenças do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros, governadores e prefeitos.

Elmano de Freitas explicou como funcionará o Conselho da Federação. O chefe do Executivo cearense foi escolhido para ser suplente do representante do Consórcio Nordeste na instituição, o governador da Paraíba, João Azevedo.”O Conselho da Federação é uma instituição que conta com as presenças do presidente, da ministra do Planejamento, Simone Tebet, do Fórum de Governadores, dos Consórcios de Governadores pelo país, prefeitos, tudo isso visando gerar um diálogo de questões que envolvem a sociedade brasileira. Assim, poderemos discutir alternativas, soluções, para diversas áreas, como saúde, emprego, para favorecer o nosso povo por meio de políticas públicas”, disse.

“Quando algo acontece em uma cidade é muito fácil eu dizer, do meu gabinete, que é um problema local. Não é! É também um problema nosso, porque é um problema do Brasil e cabe ao presidente da República e ao Governo Federal estarem inteirados da situação e saber o que deve ser feito em busca de uma solução. É assim que esse país tem que ser gerido”, afirmou o presidente Lula.

A primeira reunião do Conselho aconteceu logo após a sua instalação, com as presenças do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, além da ministra Simone Tebet.