Com mais de 30 Areninhas inauguradas em 2023, Governo do Ceará leva oportunidades à população

26 de outubro de 2023 - 10:48 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Fotos

Cerca de 80 areninhas estão com obras concluídas e prestes a serem entregues

O Governo do Ceará inaugurou, nesta quarta-feira (25), mais uma areninha. Desta vez, a de número 330 foi entregue aos cearenses do distrito de Riacho Verde, em Quixadá. A cerimônia contou com a presença do assessor especial de Assuntos Municipais da Casa Civil, Arthur Bruno – representando o governador Elmano de Freitas; do secretário de Esportes, Rogério Pinheiro; do deputado estadual Osmar Baquit; do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira e outras autoridades locais.

Artur Bruno ressaltou a mudança que a chegada de equipamentos desse porte trazem a distritos mais distantes, como é o caso de Riacho Doce. “O que nós estamos vendo aqui é um sonho que se tornou realidade. O povo de Quixadá tem direito a equipamentos como este. Todos sonharam junto”, destacou o assessor especial.

“A gente tem percebido que a areninha não é apenas um equipamento de esporte, é de lazer, saúde e segurança pública. Porque os jovens em vez de está por aí, sem saber o que fazer, tem onde investir seu tempo. Além disso, ela também acaba virando um local de geração de emprego e renda, porque onde tem areninha tem movimentação para crescer um comércio. É benefício por completo para a comunidade”, completou Arthur Bruno.

À frente da secretaria responsável por este, que é considerado o maior projeto esportivo do país, o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, enfatizou a importância das Areninhas na vida dos jovens.

“São 330 areninhas entregues, em todos os 184 municípios do Ceará. Aqui podemos ver a evolução que as as Areninhas levam para os jovens. São alguns metros que separam o campinho de terra batida que essas crianças jogavam, para a areninha, que é o que tem de mais moderno nessa área do esporte”, pontuou o secretário Rogério. “Esse equipamento é tão importante, que traz benefícios no esporte, saúde e economia local. Então, cuidem desse equipamento, que foi feito com o que é de melhor, para que ele possam durar muito tempo e assim mudar vidas por muito tempo”, complementou.

Com 31 areninhas entregues em 2023, o Governo do Ceará totaliza 330 em todo o estado, sendo 217 construídas no interior e 113 na capital cearense. Cerca de outras 80 já estão quase concluídas e prestes a serem inauguradas, com mais 85 em construção e mais de 150 aguardando início das obras.

Esperança no olhar

O adolescente de 13 anos, Francisco Vinicius, nasceu na comunidade do Riacho Doce. Ele sempre amou futebol e comemorou a chegada da areninha da comunidade. Tendo o jogador português Cristiano Ronaldo como ídolo, Francisco Vinicius enxergou a esperança no equipamento esportivo.

“Muito bom ter isso aqui. Antes a gente jogava em um campo ruim, só areia, cheio de buracos. Agora tem essa areninha com iluminação para a gente fazer o que gosta. Jogar!”, comemorou Vinicius.

Parceria com os municípios

A areninha chamada Raimundo Bento de Araújo – líder comunitário do Riacho Doce -, é um equipamento com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. O equipamento, classificado como do Tipo II, representa um investimento de R$ 320.593,04 e tem área de 1.200 m².

Grato pela parceria com o Governo do Ceará, o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, pontuou a felicidade por essa parceria, que trouxe um fruto tão importante para a população quixadaense. “Esse distrito vivencia o esporte, um dos distritos que mais gosta de futebol. Então, não foi à toa que foi escolhido para ser o primeiro distrito de Quixadá a receber uma areninha”, comentou o prefeito.

“Quero falar da emoção e da alegria de participar desse evento tão esperado. Da realização desse sonho, que é a entrega da areninha do Riacho Verde. Quero agradecer ao Governo do Estado, por fazer possível esse momento. Com essa parceria e união, o nosso Quixadá continuará crescendo cada vez mais”, concluiu Ricardo Silveira.