Lançamento do livro Agora: Sempre, de Henrique Beltrão, com encontro poético-musical, celebra 20 anos do Todos os Sentidos e 25 anos do Sem Fronteiras na Bece

26 de outubro de 2023 - 14:36 # # # #

Ascom Bece - Texto
Divulgação - Fotos

O evento ocorre no Espaço Multiuso da Bece, às 18h de sexta, 27 de outubro. A programação de aniversário também inclui séries de programas festivos, que já estão sendo veiculadas na Rádio Universitária FM 107,9.

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza o lançamento do livro “Agora: Sempre”, do poeta, escritor, radialista, músico e professor Henrique Beltrão em um encontro poético-musical. O evento celebra também o aniversário de dois projetos de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e programas da Rádio Universitária FM 107,9: o Todos os Sentidos, que chega aos 20 anos, e o Sem Fronteiras: Plural pela Paz, que completa duas décadas e meia de existência, ambos com produção e apresentação de Beltrão. O lançamento ocorre na sexta-feira (27), a partir das 18h, no Espaço Multiuso da Bece, com entrada gratuita. Esta atividade é uma realização da Bece e conta com o apoio da Rádio Universitária FM e de seus programas Todos os Sentidos e Sem Fronteiras: Plural pela Paz.

A apresentação do livro Agora: Sempre será feita por Cássia Alves da Silva, criadora do grupo de poesia falada Converso, pesquisadora e professora de Literatura e Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que assina um dos prefácios da publicação. O outro prefácio do livro tem como autora Vera Lucia Albuquerque de Moraes, escritora, poeta, ensaísta, pesquisadora, professora de Literatura UFC e da UECE e membro da Academia Cearense de Letras (ACL). O livro reúne crônicas e contos selecionados por Henrique Beltrão, que contemplam com sensibilidade temas diversos, como a palavra, a paternidade, a amizade, a beleza, a dor e a fragilidade humanas.

O encontro poético-musical de lançamento do livro Agora: Sempre reunirá músicas e versões para o francês de Beltrão, além de parcerias suas com os músicos Rogério Franco, Ellis Mario, Marcelo Kaczan e Rodrigo BZ, que se apresentarão com o artista. Poemas dos livros de Henrique, inéditos e selecionados, compõem o show, nas vozes do Converso, grupo de poesia falada, e de Flora Beltrão, outra participação bem especial, filha do poeta, que já participou de álbuns, shows e dos programas de rádio do pai, assim como lançou seu próprio livro aos 7 anos: “O menino que não tinha medo de monstros” (2019), com versões em português e francês.

“Para uma comemoração tão especial como essa, de aniversário dos programas e lançamento do Agora: Sempre, nada como reunir os amigos e as artes. Vai ser um show, ou melhor, uma festa poético-musical”, convida Henrique Beltrão, que é professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua na formação de professores de francês.

Sobre os programas

O Sem Fronteiras: Plural pela Paz, que estreou em junho de 1998, e o Todos os Sentidos, com estreia em janeiro de 2003, são projetos de extensão da UFC e programas da Rádio Universitária FM 107,9. Ambos são temáticos e poético-musicais: a entrevista ou a apresentação do tema enfocado pelo locutor são entremeadas por poemas, citações e músicas. Os dois estão no ar continuamente desde suas estreias e são espaços de formação no campo radiofônico, das temáticas que enfocam e da abordagem História de Vida em Formação, para bolsistas de extensão de diversos cursos da UFC, como Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistemas e Mídias Digitais.

Em sua concepção, o Todos os Sentidos leva ao ar a voz das pessoas com deficiência (PcDs) e enfoca temas relativos à saúde (doenças crônicas, cuidados paliativos…) e relacionados ao bem-estar (meditação, yoga, acupuntura…). Nele, as PcDs falam de sua história de vida e têm a palavra tão simplesmente como cidadãos e cidadãs que buscam não somente seus direitos, mas a realização de seus afetos, sonhos e talentos.

O Sem Fronteiras: Plural pela Paz pauta a diversidade humana, ou seja, a diversidade de línguas, culturas, povos, etnias, religiões, gêneros e idades. No Sem Fronteiras, abre-se espaço na área da comunicação para a pluralidade em toda a sua amplitude, buscando contribuir para a desconstrução de todos os preconceitos e para uma atuação na radiofonia de uma maneira que todas e todos tenham direito à sua voz no ar, pessoas de todas as matizes e origens, desde que respeitem os direitos humanos, a democracia e a própria diversidade.

Ainda como parte da agenda comemorativa, a Universitária FM está exibindo uma série de programas especiais que celebram a história dos dois programas. Nessas edições festivas de 2023, os programas recebem convidados(as) que, ao longo dos anos, participaram como ouvintes, entrevistados(as) ou ex-bolsistas de extensão e, de alguma forma, fazem parte da história do Todos os Sentidos e do Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Henrique Beltrão é poeta, músico, radialista e professor, docente da UFC e produtor e apresentador do Todos os Sentidos e do Sem Fronteiras: Plural pela Paz. Também é autor dos livros Vermelho (2006, 2007), Simples (2009) e Avesso: o Livro da Insônia (2017), todos independentes, e No Ar: um Poeta (pelas Edições UFC: 2014, tese de doutorado). Lançou também os CDs Plural (2015) e Mutirão (com Ellis Mario, encartado na revista Mutirão 3, 2017), além dos EPs A Casa do Tempo 1 e 2 (2019 e 2020).

Serviço:

Lançamento do livro “Agora: Sempre” em encontro poético-musical de comemoração dos 25 anos do Sem Fronteiras e 20 anos do Todos os Sentidos
Data: 27 de outubro (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Espaço Multiuso da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil – Fortaleza – CE)
Entrada: Gratuita
Classificação Indicativa: Livre