Novo sistema de iluminação e primeiro placar instalado na Arena Castelão entram em fase de testes

26 de outubro de 2023 - 15:39 # # # #

Mariane Dantas - Ascom SOP - Texto e Fotos
Estácio Jr. - Casa Civil e Ascom SOP - Fotos

Com a finalidade de garantir melhorias e modernizar a maior praça esportiva do futebol cearense, que completa 50 anos no próximo dia 11 de novembro, o Governo do Ceará, através da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e da Secretaria do Esportes (Sesporte), tem realizado uma série de investimentos, em diferentes frentes de trabalho, na Arena Castelão.

A programação desses investimentos teve início no fim do ano passado, com a substituição do gramado e a melhoria do sistema de drenagem, avaliados em R$1,9 milhão. Para a ocasião, também foram feitas manutenções na arquibancada, escadarias de acesso, geradores, recuperação de pisos, reforço na sinalização e aquisição de catracas. Após três meses de intenso trabalho, dentro e fora das quatro linhas, a estreia do novo campo ocorreu na partida entre Fortaleza e Deportivo Maldonado pela Libertadores da América em março.

Com uma agenda intensa de jogos, somando 45 partidas e seis diferentes competições neste ano, o Castelão segue recebendo intervenções para a celebração dos seus 50 anos, entre elas: a manutenção do sistema de som, que teve início em abril, a substituição da iluminação esportiva com a instalação de refletores de LED, a substituição dos placares eletrônicos, aquisição de novos geradores e de um sistema de iluminação cênica.

“Temos buscado entender o que há de melhor e mais moderno entre os estádios do Brasil e do mundo que pode ser trazido para o Ceará. Nós somos apaixonados pelo futebol cearense e queremos que Castelão proporcione um espetáculo em termos de estrutura para o futebol e para os torcedores”, ressalta o superintendente da SOP, Quintino Vieira.

A nova iluminação esportiva, em LED, além de garantir melhor visualização do campo e da movimentação de jogo, tem maior desempenho e eficiência de energia. Adequando-se ao calendário de jogos, a implantação teve início no fim de setembro. Dos 360 refletores previstos, 348 estão instalados e passam por testes e ajustes de foco. A iluminação cênica, que vai possibilitar um espetáculo de luzes antes e após as partidas, deve ser entregue parcialmente para a ocasião das comemorações de novembro.

Outra frente de serviço é a substituição dos placares eletrônicos, tão aguardada por quem frequenta o estádio. Um dos telões já foi substituído e passou por testes durante esta semana. A troca do segundo placar deve ocorrer nos próximos dias. “É um equipamento de LED com qualidade em pixels muito superior à atual, além de uma economia de energia que pode chegar a 72%. A diferença vai ser notada”, conclui Quintino.

Também integram as melhorias a manutenção da infraestrutura de som da Arena, que vem acontecendo desde abril e deve seguir até o fim do ano, com a recuperação dos cluster’s e das 72 caixas de som, além da instalação de novos amplificadores, racks climatizados e nobreaks.

“O torcedor está nessa expectativa e espera receber um estádio mais moderno, que acompanhe positivamente o destaque que vem ganhando os clubes e o futebol cearense nos últimos anos”, reforça o titular da Sesporte, Rogério Pinheiro.

Os investimentos recentes na Arena são da ordem de aproximadamente R$15 milhões do Tesouro do Estado.