Ateliês cooperativos em design da Kuya — Centro de Design do Ceará estão gerando impacto positivo na economia criativa do Ceará

27 de outubro de 2023 - 11:25 # # # #

Ascom Kuya — Centro de Design do Ceará - Texto e Fotos

Ateliê em design selecionados no Edital da Kuya promovem percursos formativos para estimular a criatividade e o empreendedorismos no Estado

A Kuya — Centro de Design do Ceará, inaugurada em dezembro de 2022, um equipamento da Secult Ceará em parceria com o Instituto Mirante, que visa fomentar o design local, popular, diverso, inclusivo e sustentável no Estado. Para isso, a Kuya oferece capacitação profissional de três meses para jovens interessados em design, em colaboração com ateliês de diferentes áreas. Entre os ateliês selecionados por meio de edital estão o de design de joias Antônio Rabelo, em Quixeramobim, o Museu Brinquedim, em Pindoretama, e as Fanchonas, no bairro Genibaú, em Fortaleza.

O Edital de Design para Cooperação Formativa visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre profissionais e aprendizes de design, valorizando a diversidade e a criatividade dos ateliês cearenses. Os contemplados pelo edital estão compartilhando os seus saberes e produtos com os jovens participantes da capacitação, contribuindo para o desenvolvimento do design no Ceará e para a geração de renda e oportunidades na economia criativa.

A Kuya, uma instituição que promove a cooperação formativa entre jovens e ateliês de design, lançou, em julho de 2023, o Edital de Design para Cooperação Formativa, para apoiar projetos de design que valorizem a diversidade, a sustentabilidade e a economia local. Entre os projetos selecionados de 2023, estão as Fanchonas, uma marca de moda que representa as mulheres LGBGTQIA+ periféricas, e o Museu Brinquedim, um espaço cultural que reúne as criações lúdicas do designer Dim Brinquedim.

As Fanchonas é uma iniciativa das jovens Wendy Mesquita e Isabella Freitas, que perceberam a falta de representatividade nos produtos de moda para as pessoas LGBGTQIA+ que vivem nas periferias. A marca utiliza materiais reciclados e orgânicos, além de estampas e bordados que expressam a identidade e a resistência dessas mulheres. As Fanchonas oferecem formação em moda e sustentabilidade para dez jovens interessadas em aprender sobre o processo criativo, a produção e a comercialização dos produtos da marca.

O Museu Brinquedim é um projeto do designer Dim Brinquedim e da educadora Angela Madeiro, que fica em Pindoretama, no Ceará. O museu abriga um acervo de 500 peças, entre brinquedos, esculturas e quadros, feitos pelo designer com materiais reaproveitados. Tendo como princípios a democratização do acesso à cultura e o incentivo ao brincar e também, realiza oficinas de design de brinquedos para 10 jovens que querem aprender sobre as técnicas e as inspirações do artista.

Os projetos selecionados receberam apoio financeiro e pedagógico para desenvolverem suas atividades formativas com os jovens da região onde estão localidadps. A ideia é que possam desenvolver seu protagonismo e sua autonomia, além de criarem uma coleção de peças em que serão apresentadas ao final do processo. A coordenadora de formação da Kuya, Cláudia Sales, destaca que o edital é uma oportunidade para valorizar os ateliês de design nas suas diversas áreas, como moda, artesanato, gráfico e jogos, e para estimular o compartilhamento de saberes e a cooperação entre os participantes.

Ateliê de Design de Joias — Antônio Rabelo

O projeto de Cooperação Formativa com Ateliês de Design, promovido pela Kuya — Centro de Design do Ceará, foi uma oportunidade de capacitação e intercâmbio entre profissionais e aprendizes do design no estado. Um dos ateliês selecionados para participar da iniciativa foi o de design de joias Antônio Rabelo, localizado em Quixeramobim, que recebeu oito jovens interessados em aprender sobre o ofício da joalheria.

Durante três meses, de janeiro a março de 2023, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas com o renomado designer Antônio Rabelo, que compartilhou seus conhecimentos e experiências na área. O resultado do processo formativo foi a criação de uma coleção de joias inspirada na cultura e na paisagem do sertão cearense, chamada “Polissemias do Sertão”. A coleção foi lançada em um evento que contou com a presença de autoridades, imprensa e convidados, na Casa de Antônio Conselheiro, e mostrou o talento e a criatividade dos novos designers. O projeto foi uma forma de valorizar o trabalho artesanal, incentivar a inclusão social e fortalecer os espaços de produção locais.

>> Saiba mais sobre o Ateliê de Design de Joias — Antônio Rabelo

Sobre a Kuya

A Kuya — Centro de Design do Ceará é um equipamento cultural que visa promover e valorizar a cultura do design em suas diversas formas e expressões no Estado, oferecendo cursos, desenvolvendo pesquisas, exposições, feiras e outras atividades que estimulam a criatividade, a memória, a inovação e o desenvolvimento responsável na área do design.

O equipamento se apoia em quatro pilares para construção das suas ações: design decolonial, design ecoeficiente, design regenerativo e o design político, abordando questões da atualidade e da cultura local.

A Kuya integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), tem gestão compartilhada com o Instituto Mirante de Cultura e Arte e está aberta a todas as pessoas interessadas em conhecer, aprender e praticar o Design no Ceará.

Serviço:

Ateliê Cooperativo em Design
Fanchonas: https://www.instagram.com/fanchonas/
Local: Rua Luis Mariano, 504 Altos, Parque Genibaú – Fortaleza – CE
Conteúdo: https://www.instagram.com/p/Cv0WRWrN3Fw/

Ateliê Cooperativo em Design
Museu Brinquedim: https://www.instagram.com/museubrinquedim/
Local: Alto Alegre – Pindoretama – CE
Conteúdo: https://www.instagram.com/p/CwBNBeivO9_/

Ateliê de Design de Joias Antônio Rabelo
Redes sociais: https://www.instagram.com/antoniorabelo_ce/
Local: Rua Francisco de Assis de Almeida, 673 – Sabonete – Quixeramobim – CE
Coleção “Polissemia do Sertão”: https://drive.google.com/file/d/1OKJUdDbaBmbxYKqD_LUM2jZHWRZP7Xg9/view?usp=sharing
Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=NkZcSl2PZOs&ab_channel=Kuya-CentrodeDesigndoCear%C3%A1
Obras criadas pelos alunos: https://drive.google.com/drive/folders/1HHZGDQREwkbEG6KN0vLObUvW95Of3M7y?usp=sharing

Kuya — Centro de Design do Ceará
Horário de funcionamento: Quarta e quinta: 13h às 20h / sexta e sábado: 9h às 17h / domingo: 9h às 15h
Dias de funcionamento: Quarta a domingo
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 55, Moura Brasil – Fortaleza – CE
Redes sociais: https://www.instagram.com/kuyadesignceara/