“Esquenta Enem” traz atividades de preparação e motivação na reta final para o Exame
27 de outubro de 2023 - 16:48 #educação #Esquenta Enem #vestibular
Bruno Mota - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gorila - Casa Civil - Fotos
A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, na última quinta-feira (26), o evento “Esquenta Enem”, com o objetivo de proporcionar motivação extra aos estudantes que prestarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 5 e 12 de novembro. A ação reuniu 1.000 alunos, sendo 500 em cada turno, no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE), em Fortaleza. O secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira, esteve presente na ocasião.
Ambos os grupos de alunos participaram de um aulão motivacional e de atualidades, além de dinâmicas de entretenimento, como prática esportiva, dança, ioga e estação de games.
O “Esquenta” é mais uma ação do Enem Chego Junto, Chego Bem, projeto do Governo do Ceará que visa complementar o trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas anualmente, no intuito de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame.
Luan Fofano, de 17 anos, estudante da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Estado do Paraná, pretende cursar Licenciatura em Filosofia na universidade. “Sempre tive vontade de estudar essa área. Tanto minha mãe como meu pai são doutores em Filosofia, então sempre tive muito apoio deles quanto a isso. Também sempre tive o sonho de ser professor”, explica.
O jovem diz ter gostado bastante do momento do aulão em que foi abordado o tema da 2ª Guerra Mundial. “O encontro de hoje foi bem interessante, porque vimos o uso de recursos diferentes dos que estamos acostumados, e também porque reuniu várias escolas, sendo também uma atividade social. É muito importante estudarmos sobre atualidades, assim como sobre a história que nos fez chegar até aqui. A programação recreativa também foi muito boa. O Enem é uma prova desafiadora, e a pressão dificulta a concentração. Então, ter atividades esportivas e sociais é interessante pra gente conseguir relaxar e ficar mais tranquilo”, explica Luan.
Trajetória
James Johnson Alves, de 18 anos, tem o desejo de cursar faculdade de Ciências da Computação. Às vésperas de concluir os estudos básicos, o estudante da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Moema Távora agradece pelo apoio que recebeu ao longo da formação. “É muito bom saber que existem pessoas preocupadas em nos ajudar a conseguir, batalhando diariamente ao nosso lado para que conquistemos os nossos sonhos”, enaltece.
James considera-se preparado e com as condições necessárias para realizar boas provas. “Vou fazer o Enem a 13 km da minha casa e a princípio fiquei preocupado, pois minha carteirinha de estudante está bloqueada. Mas agora, como sei que terei o ‘passaporte Enem’ para usar o transporte, fiquei muito mais tranquilo e confiante. Essas programações lúdicas são também muito importantes, pra gente não ficar tão preocupado. Momentos de descontração ajudam nossa mente a focar melhor na prova”, considera.
Força-tarefa
O secretário-executivo Helder Nogueira lembra que o objetivo da Seduc é garantir que os mais de 93 mil estudantes da rede estadual inscritos no Enem possam fazer as provas com segurança e com perspectiva de sucesso.
“Realizamos uma programação extensa ao longo do ano, bastante planejada, que começou com a emissão dos documentos dos alunos, até chegarmos a este momento final. Finalizamos um ciclo de 85 aulões, com média de 500 estudantes por encontro. Nossos aulões preparam com foco na redação e no lado motivacional, fazendo os alunos acreditarem que podem sonhar e realizar, chegando às universidades a partir da escola pública. O Enem é uma janela de oportunidade para o acesso ao Ensino Superior. É importante não perder o pique da preparação, por isso apostamos na ação do Esquenta Enem”, pontua o secretário executivo.
O projeto
O Enem Chego Junto, Chego Bem é realizado em sete etapas ao longo do ano: obtenção da documentação, isenção da taxa, inscrição, motivação, preparação, #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior.
A primeira, consiste na articulação das escolas junto aos estudantes, no sentido de providenciar os documentos necessários para a isenção da taxa e a inscrição (CPF e RG). A segunda, diz respeito à mobilização da rede estadual com o objetivo de garantir que 100% dos estudantes solicitem e obtenham a isenção da taxa de inscrição. A terceira etapa busca dar apoio no processo de inscrição a todos os alunos aptos a fazer o Exame.
A etapa de motivação promove acompanhamento ao estudante durante o processo de escolha acerca da continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio, orientando no que for necessário. Durante a etapa da preparação, o projeto busca construir uma agenda qualificada para que o estudante receba subsídios para potencializar seus estudos, agregando conhecimento e fortalecendo a autoconfiança para um bom desempenho nas provas do Enem.
Na etapa #Enemvou2dias, os alunos são incentivados a participar dos dois dias de prova, com transporte e deslocamento garantidos, além de pontos de apoio para a distribuição de canetas, água e lanches. Após a publicação dos resultados do Enem, são lançados os editais referentes aos processos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste momento, os estudantes recebem o apoio necessário para inscreverem-se nos editais, configurando assim a última etapa do Enem Chego Junto, Chego Bem.