Festa da Literatura de Cordel, Forró Manzape e Chorinho compõem programação da Estação das Artes neste fim de semana

27 de outubro de 2023 - 10:50 # # #

Ascom Estação das Artes - Texto
Tatiana Fortes - Casa Civil - Fotos

Campanha Brincar é Uma onda, de arrecadação de brinquedos novos ou usados e em bom estado de conservação, encerra no dia 29 de outubro

Entre os dias 27 e 29 de outubro, a programação da Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — reúne atividades para os mais diversos públicos. Os destaques são a Festa da Literatura de Cordel (FLIC) e o Dia do Servidor na Estação, com Forró Manzape, além do já tradicional Domingo na Estação. As atividades são gratuitas.

A sexta-feira (27) será dedicada à Festa da Literatura de Cordel (FLIC), um encontro que celebra o tesouro imaterial brasileiro. Realizado pelo Sebrae/CE e pela Academia Brasileira de Letras, o evento reúne uma programação pautada no ofício criativo, com atividades como sarau poético-musical, oficinas, exibição de filmes e rodas de conversa.

Às 9h30, será realizado o lançamento da Exposição “Nordeste Planetário”. A mostra fotográfica itinerante objetiva promover a riqueza e a diversidade da cultura nordestina, com destaque aos elementos populares, valorizando suas tradições únicas e paisagens poéticas. A exposição é dividida em nove seções, cada uma dedicada a uma sub-região do Nordeste. As seções contarão com totens em acrílico contendo imagens e poesias, criando uma experiência visual e literária completa.

A partir das 14 horas, será ofertada ao público uma Oficina de Xilogravura. A ideia é que os participantes possam explorar a técnica tradicional, que tem uma relação direta com a literatura de cordel, sendo utilizada para decorar as capas dos folhetos com imagens retratando cenas das histórias ou personagens em destaque. A oficina será ministrada pelo mestre José Lourenço Gonzaga, referência do estado na arte e assessor artístico da Lira Nordestina.

A partir das 17h, o Sarau dos Cordelistas ocupa a Estação das Artes com a Cantoria Nordestina dos poetas repentistas Geraldo Amâncio — titulado Mestre da Cultura pela Secult CE — e Guilherme Nobre. Os artistas apresentarão desafios de improvisação, cantoria, dramatização, embolada e declamação. Às 19h, a programação continua com o Coco da Praia do Iguape, conduzido pelo Mestre Chico Casueira. Manifestação tradicional afroindígena existente na comunidade do Iguape há mais de 30 anos, o grupo atua com apresentações e vivências de coco focadas na transmissão de saberes para crianças.

Para encerrar a programação, a partir das 20h, apresenta-se a Roda de Capoeira e de Maculelê conduzida por Mulheres – Coletivo Capoeira Convida (Parceria Sesc). Criado em 2010, o coletivo promove reflexão sobre a liderança feminina dentro e fora da capoeira.

Dia do Servidor e Domingo na Estação

O sábado (28) será de festa para os servidores públicos na Estação das Artes. A partir das 19h, o Mercado AlimentaCE apresenta o Forró Manzape, conduzido pelo cantor e compositor Juruviara. Músico autodidata, o cearense apresenta composições próprias e obras de referências do cancioneiro nordestino e de outras regiões do Brasil em suas apresentações.

O Domingo na Estação (29), por sua vez, chega com atividades para a criançada. Das 9h às 10h, acontece a oficina “Corpo em Cena: Jogos Teatrais e Brincadeiras Populares”, com Laris Moraes e Nayana Castro. Já de 9h às 12h, será realizada a oficina de pintura infantil “Mapa das Estações”, com Jesus Enzo e Iuri Tavares.

Das 10h às 13h, o DJ Aires solta o som no Mercado AlimentaCE. O artista toca um set repleto de músicas dançantes, pautado em disco e house music. Para encerrar a programação, das 13h às 15h, o Chorinho na Estação apresenta Luiz José em homenagem ao centenário de Waldir Azevedo.

Nascido em 1923 no Rio de Janeiro, Waldir Azevedo já veio ao mundo com a música como sua grande paixão e desde pequeno já demonstrava interesse pela arte. Mestre do cavaquinho e autor dos choros “Brasileirinho”, “Delicado” e “Pedacinhos do Céu”, será homenageado por Luiz José, compositor, arranjador, diretor musical, cantor, solista de cavaquinho e idealizador do cavaquinho de seis cordas convencional brasileiro.

Campanha de Doação de Brinquedos: Brincar é uma Onda

Ainda em celebração ao mês das crianças, a Estação das Artes, em parceria com o Núcleo de Articulação Comunitária Afirmativa (NACA) do Instituto Mirante, segue neste fim de semana com a arrecadação de brinquedos novos e/ou em bom estado de conservação.

As doações arrecadadas até o dia 29 de outubro serão feitas às crianças atendidas pela Escola Beneficente de Surf Moura Brasil e pelo Projeto Maré Azul. A primeira atua desde o ano de 2007, estimulando o desenvolvimento infantil por meio dos esportes de Surf, Capoeira, Balé e Jiu-jitsu. Já o segundo, foi criado com o intuito de acolher famílias com autismo, usando como ferramenta o universo do Surf. Quem desejar colaborar, pode levar os brinquedos e deixar no receptivo durante o horário de funcionamento da Estação das Artes.

Serviço:

Programação da Estação das Artes
Dias 27, 28 e 29 de outubro
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara

Sexta-feira (27)
Festa da Literatura de Cordel (FLIC)
Parceria com o Sebrae/CE

9h – Abertura do espaço
9h30 – Lançamento da Exposição “Nordeste Planetário”
14h às 16h – Oficina Xilogravura: A arte do Mestre Zé Lourenço
17h – Sarau dos Cordelistas e Cantoria Nordestina – Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre
19h – Coco da Praia do Iguape com Mestre Chico Casueira
20h – Roda de Capoeira e de Maculelê conduzida por Mulheres – Coletivo Capoeira Convida (Parceria Sesc)
22h – Encerramento das atividades

Acesso gratuito
Entrada até 21h30 e/ou até atingir a capacidade máxima do equipamento. Saída com retorno.
Observação: Não há necessidade de retirada de ingressos ou pulseiras.
Classificação indicativa: 18 anos

Sábado (28)
Dia do Servidor na Estação

9h – Abertura do espaço
19h – Forró Manzape no Mercado AlimentaCE
22h – Encerramento das atividades

Acesso gratuito
Entrada até 21h30 e/ou até atingir a capacidade máxima do equipamento. Saída com retorno.
Observação: Não há necessidade de retirada de ingressos ou pulseiras.
Classificação indicativa: 18 anos

Domingo (29)
Domingo na Estação

9h às 10h – Oficina “Corpo em Cena: Jogos Teatrais e Brincadeiras Populares”, com Laris Moraes
9h às 12h – Oficina de Pintura Infantil – “Mapa das Estações”, com Jesus Enzo
10h às 13h – DJ Aires/D no Mercado AlimentaCE
13h às 15h – Chorinho na Estação: Luiz José em homenagem ao centenário de Waldir Azevedo

Acesso gratuito e livre
Saída com retorno até atingir a capacidade máxima do equipamento.
Observação: Não há necessidade de retirada de ingressos ou pulseiras.
Classificação indicativa: Livre