Governo do Ceará empossa mais 400 servidores para reforço da saúde pública estadual

27 de outubro de 2023 - 22:03 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr. - Casa Civil - Fotos

Dois mil profissionais serão chamados até o fim de 2023, com previsão de mais 800 servidores em dezembro

O Governo do Ceará deu posse, nesta sexta-feira (27), a 424 profissionais que atenderam à convocação realizada, em 29 de setembro, para atuar nas unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Representando o governador Elmano de Freitas, a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, participou da cerimônia que aconteceu no Teatro José de Alencar.

A posse cumpre a segunda etapa da incorporação dos 6.000 aprovados, em concurso realizado em 2021, ao regime estatutário dos servidores públicos. Durante discurso, a secretária de Saúde do Ceará enfatizou a importância da valorização do servidor público no Ceará.

“Eu estou emocionada nesse momento porque precisamos de pessoas concursadas trabalhando nas nossas unidades. Esse ano, vamos completar dois mil chamamentos, sendo o maior concurso público da saúde do Estado”, pontuou a secretária Tânia Mara. “O que vamos fazer agora é o fortalecimento do SUS, é fortalecer o atendimento às pessoas que mais precisam”, complementou.

“É super importante esse momento. Nós estamos reforçando o nosso painel de trabalhadores nas nossas unidades, com servidores, e esse chamamento agora foi só para profissionais da saúde da área assistencial enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, outras categorias. Então, a gente quer contemplar com isso várias especialidades e com isso a gente presta um atendimento de qualidade para a nossa população cearense”, reforçou a secretária.

Seguindo uma agenda de valorização do serviço público, o governador Elmano de Freitas anunciou, na última quarta-feira (25), um pacote de concursos públicos para nove setores do Governo Estadual.

A enfermeira e senadora da República, Augusta Brito, também esteve presente na cerimônia e reforçou a importância da categoria da saúde. “Precisou vir uma pandemia para dar uma visibilidade importante para esses profissionais, como de enfermagem”, enfatizou a senadora. “O que temos aqui é um exemplo de determinação para as coisas darem certo. Não serão só esses servidores, terão muito mais. Esse é um compromisso do Governo com a saúde e a nossa obrigação [como servidor da saúde] é fazer mais pela pessoa que está esperando pela gente”, destacou.

Também estiveram presentes no evento a deputada Federal, Luizianne Lins; a deputada estadual – e representante da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Larissa Gaspar; e outras autoridades.

Reforço na saúde cearense

Na primeira convocação, realizada em maio deste ano, foram chamados analistas e assistentes de gestão em saúde, cargos que correspondem à área administrativa. Uma parte dos médicos e enfermeiros também foi convocada, além de técnicos de enfermagem, saúde bucal, patologia clínica, farmácia e radiologia. Nesta segunda convocação, as unidades da Sesa estão recebendo médicos de 14 especialidades, enfermeiros, fisioterapeutas, fonaudiólogos, nutricionistas, perfusionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e técnicos em farmácia.

Sentindo esse dia como uma “vitória”, a enfermeira Adriana Rocha Simião, com 17 anos de carreira, ressaltou o orgulho de ser uma das novas servidoras do Estado do Ceará.

“Esse momento é o ápice realmente de qualquer profissional da saúde que deseja a segurança de um concurso público. Então, assim, me sinto muito honrada de estar aqui nesse momento e de representar os meus colegas, que são os novos servidores da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará”, pontuou Adriana.

Adriana, que representou todos os novos servidores da saúde, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e de 2021 a 2023 atuou como enfermeira da vigilância epidemiológica do Hospital Estadual Leonardo da Vinci, equipamento estadual referência no tratamento a Covid-19.

Orgulhosa de ver a saúde pública estadual recebendo esse reforço, a secretária-executiva da Sesa, Paíta Façanha, ressaltou a importância desses momentos e investimentos.

“A nossa estratégia é a excelência nas políticas públicas de saúde. Então, eu espero que, hoje, esses servidores estejam no seu melhor momento, porque o nosso trabalho só tem sentido se entregarmos essa excelência ao povo cearense. Não é fácil, porque tudo é pra ontem. Mas essa é a nossa missão. Investirmos em pessoas, para cuidarmos das pessoas”, pontuou a secretária executiva.

Os profissionais convocados em maio deste ano foram lotados na Sesa Nível Central e em unidades como os hospitais Geral de Fortaleza (HGF), de Messejana (HM) e Infantil Albert Sabin (Hias), além da Central de Regulação do Estado. Na atual convocação, os servidores foram lotados no HGF, Hospital de Messejana (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Samu 192 Ceará.

Próximas convocações

De acordo com o Decreto nº 35.409, de 2 de maio deste ano, 2.000 profissionais serão chamados até o fim de 2023, com previsão de mais 800 servidores em dezembro. Outros 3.000 serão convocados até 2026; sendo 1.000 em 2024, 1.000 em 2025 e 1.311 em 2026.