Sejuv Ceará realiza a 4ª Conferência Estadual de Juventude neste domingo (29), no Sesc Iparana, em Caucaia

27 de outubro de 2023 - 13:44 # # # #

Elisa Parente - Ascom Sejuv - Texto

A 4ª Conferência Estadual de Juventude (4CEJ) acontece no próximo domingo (29), no Sesc Iparana – Hotel Ecológico, em Caucaia. Esta é a consolidação de um processo de escuta democrática da juventude cearense e é uma etapa da Conferência Nacional de Juventude, que visa fortalecer as Políticas Públicas de Juventude (PPJs) no país e o Sistema Nacional de Juventude.

Participam do evento o secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso; a secretária da Juventude do Estado do Ceará, Adelita Monteiro; a presidente do Conselho Estadual da Juventude (Conjuce), Kilvia Cristina Teixeira; além de delegados eleitos nas etapas municipais e regionais e de observadores da sociedade civil já inscritos.

A Conferência segue o tema deliberado pela etapa nacional, “Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver”, onde serão debatidas as propostas eleitas pela juventude cearense nas 43 Conferências Municipais e nas oito Conferências Regionais realizadas pelo Ceará, entre os meses de setembro e outubro de 2023.

A secretária estadual da Juventude, Adelita Monteiro, reforça que este é um momento de estreitamento e de interiorização das Políticas Públicas de Juventude no país. “Esta é uma oportunidade fundamental da participação social e do exercício da cidadania jovem. O governador Elmano de Freitas criou a primeira Secretaria Estadual da Juventude do país porque acredita na nossa juventude. E nós acreditamos em uma política pública de juventude feita por jovens, para jovens e com jovens”, defende a titular da Sejuv Ceará.

A CEJ é realizada pela Comissão Organizadora Estadual (COE), entidade formada por representantes do poder público e da sociedade civil, e da qual a Sejuv Ceará faz parte. A presidente do Conselho Estadual de Juventude, Kilvia Cristina Teixeira, aponta que a conferência foi uma conquista histórica desse segmento da sociedade, possibilitando uma ampla e democrática mobilização dos jovens brasileiros. “Isto viabiliza que os governos e conselhos de juventude façam uma escuta direta e possam produzir PPJs com as juventudes. Nós do Conjuce temos muito orgulho de fazer parte da 4ª Conferência de Juventude, coordenando os trabalhos e representando os interesses da sociedade civil”.

Durante a 4ª Conferência Estadual de Juventude serão eleitos delegados e propostas que representarão o Ceará na 4ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorre em Brasília, de 14 a 17 de dezembro de 2023.

Encontro Estadual de Gestores

Os gestores municipais de Juventude do Ceará estarão reunidos no sábado, 28 de outubro, no Encontro Estadual de Gestores Municipais de Juventude, que acontece na Unipace (Escola Superior do Parlamento Cearense).

No evento, que antecede a programação da Conferência Estadual de Juventude, a Sejuv Ceará apresentará as PPJs do Governo do Estado e será uma troca de vivências entre a secretaria estadual e os gestores municipais presentes.

Serviço:

4ª Conferência Estadual da Juventude
Data: 29 de outubro (domingo)
Horário: 8h às 18h
Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico (Av. José de Alencar, 150 – Iparana – Caucaia – CE)
Evento fechado para delegados eleitos e observadores da sociedade civil previamente inscritos