SDA apresenta resultados e projeções para o acesso à água e saneamento rural no Ceará em seminário dos Sisars e Centrais

28 de outubro de 2023 - 09:46 # # # # #

Rones Maciel - Ascom PSJ - Texto e fotos

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) apresentou ações realizadas e projeções para os próximos anos para o saneamento rural e acesso à água no estado do Ceará. A apresentação ocorreu no XII Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais, ocorrido entre 25 e 27 de outubro, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), em Fortaleza.

Durante os três dias de evento, foram realizados painéis e palestras nas questões relacionadas às políticas públicas, ações socioeducativas, governança e inovações tecnológicas para gestão dos sistemas de abastecimento de água rural. A programação contou ainda com a exposição de boas práticas em saneamento básico rural dos estados da Bahia, Piauí, Pernambuco e Ceará.

A SDA apresentou as ações realizadas e previstas para os próximos anos, no âmbito da Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coagua), Projeto São José IV e no Projeto Paulo Freire II.

Inovações no PSJ

O gerente de abastecimento de água e saneamento do Projeto São José (PSJ), Jânio Menezes, falou de duas importantes inovações que a SDA irá implementar por meio do PSJ.

“Inicialmente iremos investir na instalação de uma usina de energia solar para uma unidade do Sistema de Integrado de Saneamento Rural (Sisar). A ideia é ampliar futuramente para os outros Sisars. E outra inovação será a fábrica geradora de cloro para os futuros sistemas de abastecimento que serão incorporados ao modelo de gestão Sisar e que venha a demandar estações de tratamento de água de ciclo completo. Com essas duas inovações, nosso objetivo é reduzir os custos na tarifa de energia e do tratamento da água, respectivamente, proporcionando sustentabilidade aos sistemas e consequentemente a redução da tarifa do usuário final do sistema”, ressaltou Menezes.

O secretário Moisés Braz destacou o importante papel e atuação da SDA nas políticas públicas voltadas para o acesso à água e saneamento rural no Ceará.

“Nós do Sistema SDA nos orgulhamos muito de fazer parte das políticas públicas de acesso à água e saneamento para o meio rural do governo do Ceará, que contribuíram para que o nosso estado atingisse a marca de mais de um milhão de pessoas atendidas. Isso prova que a política pública planejada e executada de forma integrada chega a quem realmente precisa, e garante o acesso a diretos aos homens e mulheres do campo”, reforçou o secretário.