Programa Residência em TIC é lançado em Fortaleza

30 de outubro de 2023 - 11:26 # # #

Ascom Secitece - Texto e Fotos

A iniciativa qualificará cerca de dois mil estudantes

A secretária da Secitece, Sandra Monteiro, participou da assinatura do edital de seleção para o Programa Residência em TIC 12, lançado na última sexta-feira (27), no campus do IFCE Fortaleza. Com a iniciativa, serão ofertados os cursos de capacitação “Introdução ao Desenvolvimento iOS” e “Introdução ao Desenvolvimento Android”. No total, o programa qualificará aproximadamente dois mil estudantes.

Integraram o lançamento o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, e os reitores Wally Menezes, do IFCE, e Hidelbrando Soares, da Uece.

Representando o governador Elmano de Freitas na solenidade, a secretária Sandra Monteiro ressaltou o esforço conjunto nos âmbitos estadual e federal que culminou no lançamento do edital. “Ciência, inovação e educação levam à transformação da vida das pessoas e ao desenvolvimento”, acrescentou.

O reitor Wally Menezes apontou a importância do trabalho colaborativo com a Uece, que coloca as duas instituições na liderança de captação de projetos por meio da Lei de Informática. Ao avaliar o êxito da parceria, o reitor Hidelbrando Soares destacou o movimento positivo criado, que, a cada projeto, gera um software que será implementado no mercado.

Detalhes

O programa Residência em TIC 12 receberá R$ 10,5 milhões no âmbito do Programa MCTI Futuro, apoiado com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, que dispõe sobre a capacitação e competitividade do setor de informática e automação. “É um curso mais avançado, que aumenta a formação desses estudantes, preparando programadores para o mercado brasileiro”, explica Inácio Arruda.

O início das aulas está previsto para o dia 6 de novembro. Os cursos são promovidos pela UECE, Softex, MCTI, em parceria com o IFCE. A carga horária total é de 120 horas. As atividades serão realizadas remotamente via internet, distribuídas entre videoaulas, questões de múltipla escolha, autoestudo, atividades propostas e aulas ao vivo (síncronas) por meio de plataforma de videoconferência.

De acordo com professor do IFCE – campus de Fortaleza, Antônio Serra, os 100 melhores alunos dos cursos serão engajados na residência por seis meses. “Eles vão trabalhar quatro horas por dia, com uma bolsa de R$ 1.000,00, e desenvolverão projetos reais para as empresas que estão fomentando o programa. Será uma primeira experiência profissional”, explica o professor.