SAP e SPS promovem qualificação profissional no segmento de jardinagem para internos do sistema prisional cearense

30 de outubro de 2023 - 15:27 # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SPS - Texto
Pablo Pedroza - Foto

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio do projeto “Transformando Vidas”, promove curso de jardinagem para os internos da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba).

A capacitação conta com a participação de 20 internos e possui carga horária de 80 horas. O objetivo da formação é instruir os internos sobre técnicas de paisagismo, manutenção e poda, reprodução de plantas, tratamento de doenças e pragas, além de contribuir na reinserção social por meio do mercado de trabalho. O treinamento é composto por módulos teóricos e práticos. A prática foi realizada na área de jardinagem e horta já existentes no estabelecimento penitenciário.

O projeto “Transformando Vidas” já capacitou profissionalmente 1.047 internos e internas em 10 unidades prisionais, nas mais diversas áreas, como manutenção predial, pintura e textura em parede, gesseiro, mecânico de motores e de motocicletas, culinárias, embalagem para presentes e na área da beleza. Além dos internos, cerca de 144 egressos já foram contemplados com a certificação nas áreas de auxiliar administrativo, recepcionista, técnicas de vendas, informática e design de sobrancelhas. Ao todo, entre internos e egressos, foram 1.191 beneficiados.

A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, ressalta a importância do projeto. “O caminho mais eficiente para ter oportunidades no mercado de trabalho é através da qualificação profissional. É acreditando nisso que a SAP vem investindo cada vez mais em projetos e parcerias que nos ajudam nessa missão. O segmento dos cursos facilita a oportunidade de emprego quando conquistarem a liberdade. É muito bom saber que estamos transformando a vida dessas pessoas de alguma forma”, afirma.

A coordenadora do Núcleo de Iniciação Profissional da Secretaria de Proteção Social, Luciene Guimarães, fala que a capacitação vai muito além do conhecimento. “Esse curso tem um grande significado para o sistema penitenciário, pois ele trás ao interno uma nova visão da unidade prisional, que inclui a contemplação e o cuidado com a natureza. A profissão de jardineiro é a área que mais coloca pessoas em seu próprio sustento. Uma forma sustentável de empreendimento e transformação de vidas”, atenta.

O agrônomo e instrutor do curso de jardinagem, José Wilson de Sousa, fala sobre a empolgação dos internos. “Já tive experiência de ensinar no socioeducativo, mas com internos das unidades prisionais é a primeira vez. Estou surpreso com a estrutura, pois atende bem nossas demandas. Além da empolgação dos próprios alunos em aprender, tirar dúvidas e até dar sugestões. Sempre tento trazer dinamização na aula de acordo com a curiosidade deles. Espero que eles aproveitem esse curso e enxerguem isso como uma oportunidade de mudança de vida”, disse.

O interno da Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba), Francisco Nóbrega Júnior, agradece a oportunidade. “Tenho alguns familiares que trabalham nessa área, mas é a primeira vez que estou me profissionalizando. É gratificante saber que estamos escrevendo uma nova história e que podemos trilhar um novo caminho”, afirma.