Brigadistas combatem incêndio florestal em Ipu

31 de outubro de 2023 - 09:51 # # # #

Ascom Sema - Texto e Fotos

“Hoje não tem nenhum foco de incêndio na Serra da Ibiapaba”, afirmou, aliviado, o gestor da Área de Preservação Ambiental (APA) da Bica do Ipu, Danilo Melo. Nos últimos dias 26, 27, 28 e 29 ele acionou bombeiros, brigadistas florestais voluntários e socorristas, para conter um grande incêndio florestal que há três dias dizimava a vegetação, trazendo transtornos para a população do município de Ipu. De acordo com o gestor, o local de difícil acesso, com caminho feito às custas de facão, com desmoronamento de pedras e árvores queimando, dificultou o combate. “Mesmo assim, os focos foram apagados”, disse.

Ele contou também que tiveram muita dificuldade no reabastecimento das bombas costais, o que foi um grande problema. Porém, quando a água acabou, o fogo foi combatido com o uso de enxadas, foices e ciscadores. “Depois de muita luta os focos foram apagados, embora saibamos que durante o dia, algum deles pode reacender, o que implica em um monitoramento dos mesmos”, alertou. As condições secas de solo e de vegetação, as baixas umidades, além das temperaturas altas e ventos mais intensos costumam facilitar o aumento do número de queimadas em todo o território cearense, no segundo semestre do ano.

Participaram dos combates ao incêndio: a Brigada Voluntária de Poranga, Brigada Voluntária de Ipu, o Corpo de Bombeiros Militar de Ipueiras; o prefeito Robério Wagner Martins Moreira; o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Agricultura, Ramises Martins; e representantes da Autarquia Municipal de Ipu e o diretor do Centro de Formação Salvando Vidas. A equipe da sede da Unidade de Conservação (UC) estadual deu suporte necessário, inclusive de material, abrigo, hidratação hídrica e reabastecimento. “Os seguranças, motorista, jardineiro e serviços gerais, todos se envolveram para combater os os incêndios florestais na UC”, explicou Danilo.

Saiba mais

Localizada a 391 km de Fortaleza, a APA da Bica do Ipu é uma UC sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), compreende áreas de encostas, setores mais elevados da Serra da Ibiapaba e as nascentes dos riachos Ipuçaba e Ipuzinho. Com área de 3.484,66 hectares, no município de Ipu, guarda ecossistemas remanescente da Mata Atlântica.

Entre seus principais atrativos, além de trilhas ecológicas, é a Bica do Ipu, uma queda d’água mais conhecida como Véu de Noiva, com aproximadamente 130 metros de altura. A sede da APA está localizada na Rua São Vicente, S/N, Alto dos Quatorze, município de Ipu. Saiba mais em: https://www.sema.ce.gov.br/gestao-de-ucs/unidades-de-conservacao-uso-sustentavel.