Saúde do Ceará acolhe novos servidores em evento de integração

1 de novembro de 2023 - 10:03 # # #

Levi Aguiar - Ascom Sesa - Texto e fotos

Novos servidores começam a integrar rede de Saúde do Ceará

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou a ambientação de cerca de 400 novos concursados do Estado, nessa segunda-feira (30) e terça-feira (31), na Escola Superior do Parlamento (Unipace), em Fortaleza. O objetivo da ação foi melhorar a adaptação no ambiente de trabalho, apresentar a estrutura da Sesa aos novos funcionários, bem como o Código de Conduta Ética do servidor, direitos, vantagens e relatos das experiências dos profissionais mais antigos. A acolhida contou com palestras sobre a importância do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), segurança patrimonial, uso dos equipamentos públicos, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o papel da comunicação pública.

Os estatutários presentes na Unipace são profissionais da área assistencial e médica, e fazem parte do grupo das nomeações realizadas em outubro. Eles atuarão em 14 postos de trabalho, entre unidades hospitalares, ambulatórios e no Nível Central da Rede Sesa. A introdução dos novos profissionais no serviço público está dividida em três níveis, com acolhimento e integração promovida pela Secretaria, unidades e setores.

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Paíta Façanha, falou com o novo grupo de concursados

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Paíta Façanha, explica que a Saúde do Ceará tem como foco impulsionar a gestão humanizada, “de pessoas para as pessoas”. “O nosso grande objetivo é fortalecer as políticas de saúde e prestar um serviço de excelência para todos os cearenses. Temos atuado para realizar o planejamento da Saúde de maneira estratégica e eficiente no uso dos recursos, mas sem abdicar da gestão qualificada de pessoas. Por isso, também estamos investindo na capacitação dos nossos servidores e ampliado o número de pessoas atuando em prol do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado”, diz.

Os estatutários presentes na Unipace fazem parte das nomeações realizadas em outubro

A coordenadora de Gestão Estratégica e Desenvolvimento de Pessoas (Cogep), Luana Holanda, explica que os presentes no evento receberam orientações técnicas, com conteúdos referentes à vida laboral no serviço público. “Eles estão recebendo informações institucionais para compreenderem o que é o SUS, a importância da regionalização dos serviços e o papel do servidor nessa estrutura”, explica.

As gestoras Patrícia Escossio, Luciana Pinheiro, Veruska Faria e Luana Holanda durante a acolhida na Unipace

A enfermeira alocada no Hospital São José (HSJ), Adriana Rocha, celebra a conquista da posse e o espaço de integração com os outros novos servidores. “Eu já trabalhei na Saúde do Ceará, e agora, com muito orgulho, eu retorno como servidora. A ambientação está sendo muito agradável. Estamos vivendo momentos primorosos e muito importantes para nossa introdução no serviço público”, diz a enfermeira.

A enfermeira Adriana Rocha foi empossada em outubro de 2023 e atuará no Hospital São José 

Durante a primeira etapa da integração do novo servidor, o farmacêutico Breno Queiroz, lotado no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), comentou sobre o sentimento de alegria em participar do processo de acolhida.

O farmacêutico Breno Queiroz, foi empossado em outubro de 2023 e atuará no Hospital Geral de Fortaleza

“O momento de hoje está sendo ótimo. Estamos nos aproximando cada vez mais do SUS e Sesa. Eu sempre tive como objetivo de voltar a trabalhar no serviço público, e hoje, eu percebo que voltei da melhor forma, como servidor. Eu me sinto muito feliz, e quero prestar um serviço de qualidade para a população cearense”, finaliza o farmacêutico.