Pefoce lança microscópio virtual inédito na América Latina para exames de comparação balística

4 de novembro de 2023 - 10:08 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

O lançamento do software aconteceu no segundo dia do Workshop da Pefoce, no Cisp

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), uma das vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), lançou o Quantum, um microscópio inédito na América Latina, adquirido pelo Ceará, com finalidade de otimizar os exames de comparação balística realizados pelos servidores da Pefoce. O lançamento aconteceu no segundo dia do Workshop da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), realizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

“Esse microscópio faz imagens com uma qualidade de foco superior, sempre preservando detalhes importantes para os exames realizados na perícia. Também conseguimos quantificar, com a tecnologia, as semelhanças que teríamos que buscar manualmente”, detalha o perito criminal da Pefoce, Márdemi Ferreira.

A Balística Forense é responsável pela análise de crimes com uso de arma de fogo, com foco em subsidiar as análises de autoria e materialidade de um crime. Os estudos são feitos por meio de exames na arma de fogo e munições utilizadas, além de estudar os efeitos dos disparos.

Com o microscópio virtual adquirido pela Pefoce, essas análises serão realizadas em menor período temporal e com ainda mais precisão. “O processo que acontece em quatro ou cinco dias, conseguimos reduzir para duas ou três horas com a possibilidade de comparar vários elementos de prova simultaneamente, por exemplo. Somos pioneiros no Brasil e na América Latina em adquirir essa infraestrutura”, finaliza o especialista.