Filhote de gato cai em cacimba de 25m de profundidade e é resgatado pelo CBMCE

6 de novembro de 2023 - 14:45 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e Foto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse sábado (4), um filhote de gato na localidade de Camará, em Aquiraz, na Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. Nino, como é conhecido o filhote, caiu dentro de uma cacimba de 25 metros de profundidade. Apesar da queda, ele não sofreu lesões aparentes e foi devolvido em segurança aos próprios tutores.

De acordo com o relato do 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, “quando a guarnição do Salvamento 02 chegou ao local, deparou-se com uma família angustiada, cujo animal de estimação havia caído na cacimba, situada no quintal da própria residência”. O filhote de gato miava incessantemente e havia conseguido encontrar abrigo em um pequeno buraco em um dos anéis da cacimba.

Após a avaliação da situação, a guarnição optou por uma descida controlada, empregando um sistema de vantagem mecânica 4×1. Nesse método, um bombeiro militar desce de maneira monitorada, sob a observação cuidadosa de seus colegas de equipe. O procedimento envolve ainda o uso de um tripé com estaiamentos fixos para a estabilização, polias duplas, cordas, mosquetões e cinto paraquedista.

Nino, o filhote de gato, foi resgatado e entregue aos tutores sem nenhuma lesão aparente, aliviando a aflição da família. Os responsáveis ainda foram orientados a tampar, cercar e sinalizar a cacimba, evitando eventuais acidentes com animais, crianças e idosos.

Balanço

Nos primeiros dez meses de 2023, o Corpo de Bombeiros resgatou 9.509 animais em todo estado do Ceará. O resultado, segundo a corporação, é 12,57% superior àquele registrado no mesmo período do ano passado, quando foram resgatados 8.447 animais. As espécies que mais receberam auxílio dos bombeiros militares são as cobras jiboias, seguidas por felinos, cães, iguanas e cassacos.