“Encantarias do Maranhão”: Mestra Zezé Menezes de Yemanjá e Henrique Menezes fazem apresentação gratuita no TJA

7 de novembro de 2023 - 16:36 # # # #

Ascom Theatro José de Alencar - Texto
Divulgação - Fotos

O show acontece no dia 17 de novembro, às 17h, na Calçada no equipamento, integrando a programação do “I Festival Afrocearensidades”

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe no 17 de novembro (sexta-feira), às 17h, na Calçada, “Encantarias do Maranhão”, show conjunto de Mestra Zezé Menezes de Yemanjá (cantora, compositora e percussionista) e seu filho, Henrique Menezes (cantor, compositor e arte-educador).

O show, gratuito, integra a programação do “Theatro de Portas Abertas” – que acontece a cada dia 17, celebrando o aniversário de fundação do TJA – e, em virtude do Mês da Consciência Negra, o “I Festival Afrocearensidades – Reconhecimento e Preservação da História e Cultura Negra do Ceará”, realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult).

Mestra Zezé Menezes de Yemanjá

Caixeira do Divino Espírito Santo e Primeira Ekedi da Casa Fanti Ashanti, uma das principais casas de culto afro religioso do Maranhão, Ponto de Cultura há mais de 50 anos em atividade. Conhecendo profundamente os vários gêneros realizados na casa como o Tambor de Mina, Tambor de Crioula, Candomblé, Carimbó de Caixa, Pajelança, Baião de Princesas, Canjerê, Samba, Angola, Bumba Boi, Festa do Divino e outras.

Ministra oficinas de Caixa do Divino e Tambor de Crioula em diversos estados brasileiros. Trabalha em projetos de capacitação solidária e arte Educação para crianças e adolescentes da comunidade do Cruzeiro do Anil e no Bairro de Fátima – periferia de São Luís. É mestra do Reis do Oriente, gênero dramático tradicional do ciclo natalino e realiza há 26 anos o Festejo do Divino em São Paulo, na Associação Cachuêra!.

Gravou os CDs “Caixeiras Cantam para o Divino” (Itaú Cultural), “Baião de Princesas” (A Barca/CPC-UMES), “Tambor de Mina na Virada Pra Mata”, “Tambor de Mina Raiz Nagô” e “Tambor de Crioula de Taboca” (A Barca/ Petrobras). É integrante do coletivo Ponto Br e ministra oficinas, realizando diversos shows por vários estados do Brasil.

Henrique Menezes

Nascido em São Luís do Maranhão, pertence a uma tradicional família de artistas populares. Sua formação começou na Casa Fanti-Ashanti, hoje o centro afro religioso mais importante em atividade no Maranhão. Desde a infância, vivenciou a fundo as tradições maranhenses. Radicado em São Paulo desde 1992, vem pesquisando, resgatando e divulgando os saberes populares, seja como arte-educador, ou atuando como músico, cantor, dançarino, e compositor.

Além do seu trabalho de músico e intérprete, Henrique participa ativamente de quatro grupos musicais em SP: o Grupo Cupuaçu, importante centro de pesquisa e divulgação da arte popular maranhense em São Paulo. Realizando desde 1993, na comunidade do Morro do Querosene, as tradicionais festas do Bumba-meu-boi maranhense.

Fundador e diretor do Grupo Pé no Terreiro, formado por educadores que se reuniram em torno do estudo e prática de música e dança popular. Ponto Br., o grupo propõe o encontro e o diálogo entre a música popular tradicional e a contemporânea e Henrique Menezes & Banda Bom Q Dói, desde 2007 vem realizando um evento itinerário no qual se encontram diversas manifestações da cultura brasileira e a Banda Henrique Menezes e os Alabês que toca músicas afro-brasileiras.

Como artista educador, atua em diversos projetos, oficinas e capacitações. Além do trabalho continuado, desde 1998 com crianças e adolescentes no projeto de educação não formal no Centro de Convivência Gracinha – Associação pela Família próximo a região de Taboão da Serra em São Paulo, onde é responsável pelo grupo de danças brasileiras, professor de percussão e leitura rítmica.

No Instituto Acaia atua desde Maio de 2015 como educador musical de percussão trabalhando as linguagens dos ritmos brasileiros tais como o Coco de roda, Maracatu, Bumba meu Boi, Maculelê, Jongo, Xote, Baião e Forró, entre outros, para crianças do Ensino Fundamental 1 e 2.

Os dois artistas maranhenses, mãe e filho, propõem um show de músicas autorais e de grandes clássicos da música tradicional, acompanhados de banda local cearense, composta pelo grupo Coco da Dona Geralda (Chico Bruno, Anderson Vieira, Rayssa Pessoa e Sil Silveira) nas percussões e no coro; Davdison Oliveira (violão e guitarra) e Mona Mendes (baixo).

Serviço:

“I Festival Afrocearensidades” apresenta: Show “Encantarias do Maranhão”, com Mestra Zezé Menezes de Yemanjá e Henrique Menezes (MA)
Data: 17 de novembro (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Calçada do Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro – Fortaleza – CE)
Duração: 90min
Classificação: Livre
Gratuito