Porto Iracema das Artes recebe a cantora Karina Buhr, tutora da banda Procurando Kalu, em lançamento de livro e nas Rotas de Criação do Laboratório de Música em Sobral

7 de novembro de 2023 - 16:41 # # # # # # # #

Atividades são gratuitas e abertas ao público e ocorrem na terça-feira, 7 de novembro, no Teatro São João em Sobral, a partir das 18h

Promovendo o fazer musical e suas pluralidades, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza, nesta terça-feira (7), programação dupla no Teatro São José, em Sobral. O primeiro momento é o lançamento do livro “Mainá”, da cantora e tutora da 11ª edição do Laboratório de Música da Porto, Karina Buhr. Em seguida, ocorre a apresentação do projeto “Procurando Kalu: Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundos”, nas Rotas de Criação do Laboratório de Música. De autoria dos artistas Zeca Kalu, Rodrigo Brasil, Izma Xavier e Gegê Teófilo, a apresentação conta com a participação da tutora da banda, Karina Buhr. A programação, gratuita e aberta ao público, tem início às 18h.

O livro Mainá é uma ficção contada pela personagem homônima, uma criança vidente que conduz uma narrativa sublime entre palcos, vozes e tambores. Escrito por Karina Buhr, foi publicado em 2022 pela editora Todavia. Durante o lançamento do livro haverá uma roda de conversa da autora com as artistas Thamila Santos e Kieza Fran Nascimento.

A parte musical da noite será comandada pelo projeto integrante da 11ª edição do Laboratório de Música da Porto Iracema “Procurando Kalu: Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundos”. Os artistas Zeca Kalu, Rodrigo Brasil, Izma Xavier e Gegê Teófilo fazem a primeira partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes ao longo de um período de sete meses iniciado no último mês de agosto.

A banda sobralense tem experienciado uma imersão na investigação de sonoridades do Sertão Norte do Ceará friccionadas a abordagens contemporâneas da criação artística. Em um contexto híbrido, se utiliza de aparatos tecnológicos e de dramaturgias performativas a fim de estabelecer uma obra inédita entre música, performance, artes visuais e moda. Tutorados por Karina Buhr, os artistas têm experienciado diversas trocas musicais e afetivas que serão apresentadas ao público durante a apresentação.

“Sobral está presente, este ano, de forma intensa nos Laboratórios de Criação da Escola. No Lab Música, temos Procurando Kalu e o projeto de Jéssica Cisne, fora os projetos de outras linguagens. Esse primeiro encontro entre Karina e Kalu cria a expectativa de uma bela afinidade musical e cênica”, conclui a coordenadora do Laboratório de Música da Porto Iracema das Artes, Mona Gadelha.

Sobre o livro “Mainá”

Mainá nasceu junto às rezadeiras e a uma santinha com sobrancelhas douradas, é filha de Argélia e afilhada de Julião. Faladeira e vidente, é Mainá quem conduz este romance, uma criança ao mesmo tempo antiga e futurista. Desde a primeira linha, Karina Buhr traz o que ela já oferta no palco, sua voz, seus tambores, suas letras, assim como as ilustrações, as crônicas e poesias, um corpo inteirinho devotado ao sublime.

Sobre Karina Buhr

Começou na música em 1992 tocando nos maracatus Piaba de Ouro e Estrela Brilhante do Recife. Fez parte das bandas Eddie e Comadre Fulozinha. Tocou com Erasto Vasconcelos e DJ Dolores. Na carreira solo lançou os discos autorais Eu Menti pra Você (2010), Longe de Onde (2011), Selvática (2015) e Desmanche (2019). Tocou no Womex Copenhague, Festival Roskilde, Festival Músicas do Mundo de Sines, Palau de la Musica (Barcelona), Casa da Música do Porto e outros. De 2002 a 2007 atuou no Teatro Oficina, onde participou de As Bacantes e as cinco peças da montagem de Os Sertões, em cartaz em São Paulo e em turnê por Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Quixeramobim, Canudos, e abriu a temporada 2005/2006 do Volksbühne, em Berlim. Em 2015 lançou o livro Desperdiçando Rima (Rocco) e em 2019 gravou “Meu Nome é Bagdá”, de Caru Alves de Souza, seu primeiro longa-metragem como atriz, vencedor do prêmio do júri da mostra Generations, na Berlinale 2020. Em 2020 compôs e gravou Saudades de Lá e Acordar e Perfumar, parcerias com Mauro Refosco e Joey Waronker, lançadas, em 2021, no Blue Marble Sky, disco de estreia da banda Jomoro. Desde março de 2020 Karina escreve mensalmente crônicas e também ilustra a coluna “Geralmente”, na Revista Continente online e em 2022 lançou “Mainá” (Todavia), seu primeiro romance. No Lab Música, Buhr vai acompanhar o projeto “Procurando Kalu: Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundos” (Sobral), de Zeca Kalu, Rodrigo Brasil e Izma Xavier.

Sobre Kieza Fran Nascimento

Kieza Fran Nascimento (Sobral-CE) é atriz, poeta, social media e produtora cultural. É idealizadora e produtora geral do Festival Quarentena e do Produção de Perifa, projeto formativo de produção cultural para pessoas das periferias. Também é idealizadora e organizadora do Slam da Quentura e Slam Ceará, junto ao Coletivo Fora da Métrica. Algumas de suas poesias foram publicadas nos livros “A Poesia Falada Invade a Cena em Sobral-CE” (2019), no qual também é organizadora, em “Rio Acima – Vozes do Processos de Das Dores 38” (2019) e no e-book “escritas em pandemia” (2020).

Sobre Thamila Santos

É mulher cis branca, cearense, de Sobral, que se interessa pela imagem-rasura de pessoaspaisagens. Utiliza fotografia, colagem e vídeo como suporte de imaginação política. Psicóloga. Mestre em psicologia e políticas públicas pela UFC – campus Sobral. Atua como professora do curso de psicologia da FLF. É gerente da Célula de Comunicação colaborativa, criativa e cidadã na Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências, vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos e Assistência Social de Sobral. Seus desejos de pesquisa confluem entre os campos da transdiciplinaridade, comunicação, formação e experiência.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço:

Porto Iracema das Artes recebe a cantora Karina Buhr, tutora da banda Procurando Kalu, em lançamento de livro e nas Rotas de Criação do Laboratório de Música em Sobral
Data: 7 de novembro (terça-feira)
Horário: 18h
Onde: Teatro São João ( Praça São João, 156 – Centro – Sobral – CE)
Gratuito e aberto ao público