Detran-CE realiza oficina educativa na Avenida Beira Mar com foco na Lei Seca

8 de novembro de 2023 - 13:37 # # #

Ascom Detran-CE - Texto e Foto

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou, nesta terça-feira (7), na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, uma oficina para pedestres, ciclistas e condutores com foco na Lei Seca, onde foram utilizados os óculos que simulam o estado de embriaguez. O objetivo foi conscientizar os usuários sobre as alterações geradas pelo consumo de álcool, o que representa um alto risco nas vias.

A ação consiste em avaliar o comportamento físico e mental de pedestres ou condutores ao dirigir ou atravessar uma via sob efeito de bebida alcoólica. São observadas várias situações, durante a simulação, como: perda da coordenação motora, dificuldade de concentração e redução do tempo de resposta em ocasiões que exigem maior atenção, diante das dificuldades no trânsito. Os participantes também receberam orientações e materiais educativos sobre cuidados ao dirigir e uso de equipamentos de segurança.

“O Detran realiza as oficinas em pontos estratégicos da capital e do interior com o intuito de alertar as pessoas sobre os perigos da combinação álcool e direção, que é um dos principais causadores de sinistros de natureza grave. É, sem dúvida, um trabalho muito importante e essencial para preservar vidas”, ressalta o superintendente do Detran-CE, Michel Mourão.

O empresário Márcio Moura, que também é ciclista, fez o teste com os óculos e elogiou a iniciativa. “Completei o percurso, mas realmente tive muita dificuldade. A sensação é a pior possível, pois pessoa perde o controle e o tempo de resposta. É necessário que todos tenham a consciência de não colocar a própria vida e a dos outros em risco”, disse.

Os óculos de realidade virtual, que simulam o estado de embriaguez e os riscos da combinação álcool e direção, estão sendo utilizados nas ações educativas do Detran-CE em todo o estado, alertando a sociedade sobre responsabilidade de todos na segurança viária e colaborando, assim, para um trânsito mais seguro.

Sobre a Lei Seca

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sob efeito de álcool ou drogas é classificado como infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Além disso, a recusa ao teste do bafômetro não livra o motorista das punições referentes à Lei Seca e previstas no CTB.

A autuação também implica na retenção do veículo e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ressaltando, também, que o limite de tolerância é zero, para a quantidade de álcool encontrada no organismo, já que há perda das capacidades psicomotoras, ao se ingerir tais substâncias.