Serviços de radiologia nas unidades de saúde colaboram para diagnóstico preciso dos pacientes

8 de novembro de 2023 - 15:42 # # # # # #

Ascom UPA, HGWA e HRC - Texto e Fotos

“A radiologia é os olhos da medicina”, é assim que o supervisor e técnico em radiologia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Conjunto Ceará, Felipe Coelho, define a área em que atua desde 2010. E não é por acaso. Quando o paciente passa por avaliação na UPA, é preciso que o médico tenha um diagnóstico preciso. Em alguns casos, esse diagnóstico somente é possível com o trabalho dos técnicos em radiologia.

“A maioria dos pacientes que dão entrada na UPA do Conjunto Ceará passa por exames de raio X devido a casos de doenças pulmonares e traumas em geral”, explica o profissional. No final do mês de outubro, a unidade recebeu um novo equipamento digital para a realização dos exames. No total, sete profissionais atuam no ofício.

“Atendemos também muitas crianças acompanhadas dos pais. Um dos momentos marcantes que vivi envolveu uma criança autista que chegou muito assustada. Após uma conversa tranquila, eu consegui transformar aquele momento que era de medo em algo confortável para a criança e para os pais. Depois da realização do exame, eles ficaram felizes e muito gratos. Casos assim me lembram do meu propósito de ajudar ao próximo através da minha profissão”, relata Felipe.

Sobre o serviço de radiologia nas UPAs

Os exames de raio X são realizados nas UPAs quando são considerados de urgência ou emergência e mediante solicitação médica. Porém, é preciso ter atenção em alguns casos. “Qualquer indivíduo pode ser submetido a exames de raio X quando for necessário para a contribuição no diagnóstico médico. Vale ressaltar que menores de 18 anos sempre devem estar acompanhados por um responsável no momento da realização do exame e gestantes devem evitá-lo”, informa Leandro Correia, coordenador e técnico de radiologia das UPAs geridas pela rede Sesa.

A partir de uma avaliação clínica, é definida a estrutura do corpo do paciente a ser radiografada, bem como a posição do corpo. Todos os profissionais que atuam no serviço de raio X são habilitados com registro em conselho de classe e seguem fluxos e normas de segurança, como uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e otimização das doses de radiação aplicadas. O resultado dos exames é disponibilizado de forma imediata, via sistema, para avaliação médica nos consultórios das unidades.

Radiologia é fundamental no apoio a diagnósticos e procedimentos cirúrgicos

No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), no bairro Messejana, em Fortaleza, os exames de imagem também contam com o apoio dos técnicos em radiologia. Os profissionais atuam na assistência médica, realizando exames de imagem de raios X e tomografia computadorizada a fim de auxiliar nos diagnósticos clínicos, procedimentos cirúrgicos e terapêuticos.

É o caso de Thiago Alves, que trabalha no HGWA desde 2014. Ele explica que, além dos parâmetros técnicos, o profissional radiológico tem como alvo principal o paciente, dando a ele um atendimento humanizado e responsável. “Uma das minhas principais atribuições é fornecer com qualidade, imagens usando o mínimo possível de dose de radiação, através do uso correto dos parâmetros técnicos de formação da imagem, com a intenção de que o paciente e profissionais auxiliares sejam expostos minimamente à radiação ionizante”, pontua.

O coordenador médico da radiologia do HGWA, Rafaelo Brandão, ressalta a importância do técnico no setor do Centro de Imagem. “Os técnicos de radiologia são a espinha dorsal de nossa equipe, garantindo com precisão e cuidado a obtenção de imagens cruciais para diagnósticos médicos. Sua dedicação e expertise contribuem diretamente para o bem-estar de nossos pacientes”, afirma.

A técnica Kátia Bastos, há 17 anos na profissão, lembra com orgulho de algumas situações onde o seu olhar experiente contribuiu no diagnóstico. “A profissão é muito importante para o diagnóstico do paciente. Com a experiência, na hora que estou realizando o exame, algumas vezes consigo identificar algumas patologias e aciono o médico, responsável em identificar o problema. Já acionei para um médico a identificação de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em um paciente, que conseguiu ser atendido com mais brevidade”, recorda.

HRC conta com profissionais em radiologia e programa de residência médica para a especialidade

No Hospital Regional do Cariri (HRC), são realizados mais de cinco mil exames de imagem por mês. Na unidade, as principais atividades dos técnicos em radiologia estão relacionadas aos exames de raio X, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Atuando há 12 anos no HRC, o técnico em radiologia Renato Pereira comenta que o trabalho do radiologista é auxiliar de forma clara a condição do paciente, para que ele possa receber o melhor tratamento dentro da unidade. “Contamos com equipamentos de qualidade que permitem uma maior precisão no diagnóstico de doenças. Esses detalhes, extraídos do exames, permitem que nossa equipe multiprofissional avalie com mais precisão o estado de saúde do paciente e, consequentemente, uma maior qualidade na assistência”, disse.

Ainda de acordo com o profissional, a profissão é a porta de entrada para as avaliações dos pacientes. “A partir dos exames, conseguimos, juntamente com a equipe médica, determinar lesões ou áreas suspeitas de anormalidade. Além disso, podemos utilizá-la para tratamentos menos invasivos, por atingir o local da lesão ou ainda para fazer o monitoramento da região atingida”, explicou.

O HRC conta com 30 profissionais em radiologia, além de contar com o programa de residência médica para a especialidade, atualmente com cinco residentes.