Programa de Ação Integrada para o Aposentado celebra 33 anos

9 de novembro de 2023 - 10:04 # # # #

Karlla Gadelha - Ascom Seplag - Texto

Nesta quinta-feira (9), o Náutico Atlético Cearense será palco de uma comemoração muito especial para os aposentados da administração pública estadual: a celebração dos 33 anos do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). A confraternização deve reunir cerca de 1000 pessoas, entre associados do programa, familiares e convidados.

A programação da celebração contará com a entrega de medalhas aos aposentados nonagenários, que agora passam a fazer parte da Academia de Decanos do PAI; entrega de comendas aos homenageados do ano de 2023, em reconhecimento ao apoio prestado ao programa; o tradicional “parabéns” e a dança da valsa do programa, com a participação dos aposentados. Após o cerimonial, haverá ainda muita música e dança para o público presente.

O Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) foi criado em 1990, através do decreto n° 21.088/90, marcando pioneirismo em termos de Brasil. Desde então, vem desenvolvendo, de forma sistemática, ações integradas, orientadas a partir dos pressupostos concebidos nas instituições que norteiam a elaboração de políticas públicas para o envelhecimento.

O PAI é gerenciado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai), proporcionando aos servidores aposentados atividades como oficinas de artesanato, línguas estrangeiras, informática, grupo de teatro, coral, dança e ações de atenção à saúde. A Copai também é responsável pelo Projeto Integrado de Preparação para a Aposentadoria (Pipa), que tem, dentre outros objetivos, minimizar os impactos decorrentes da transição para uma nova fase da vida.