Maior complexo hospitalar do Sertão Central, HRSC recebe alunos da primeira turma de Medicina de Quixeramobim

10 de novembro de 2023 - 14:24 # # # #

José Avelino Neto - Ascom HRSC - Texto e fotos

Alunos que formam a primeira turma do curso de medicina em Quixeramobim visitaram o HRSC pela primeira vez

Do sonho em fazer medicina, à realidade de conhecer o maior complexo hospitalar terciário da região central do Ceará. Os 44 estudantes que formam a primeira turma de futuros médicos da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc) em Quixeramobim, vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Uece), conheceram pela primeira vez o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O HRSC foi elevado à posição de hospital universitário em 2022.

A visita aconteceu na tarde desta quarta-feira (8), conduzida pelo médico intensivista do HRSC, Raimundo Neto, que também é vice-coordenador do curso. Participaram ainda o coordenador do curso de medicina da Facisc, Paulo Sávio Fontenele; o diretor-geral do HRSC, Cristiano Rabelo; o diretor da gestão do cuidado, Leonardo Miranda; o diretor administrativo, Elisfabio Duarte; o diretor clínico, Luis Valdo; e a coordenadora do Centro de Estudos, Raphaela Mota.

Os alunos conheceram as unidades de Terapia Intensiva, AVC, Cuidados Especiais e Clínica Médica. A cada sala e espaço que entravam, o olhar atento e curioso revelava a importância do momento. Para Raimundo Neto, a visita é um marco na vida dos acadêmicos. “Eles tiveram um primeiro contato com o hospital e puderam entender a dimensão do SUS, no setor terciário de alta complexidade. Isso é importante para a formação deles”, explicou o médico.

Emoção

Os alunos Lamec e Lúcia relataram a emoção ao conhecer o equipamento de saúde

Lamec Pinheiro, de 20 anos, natural de Iguatu, não escondia a emoção enquanto conhecia o HRSC. “Me emocionei lembrando do quanto a caminhada foi difícil, porque a gente não acredita que vai conseguir, e hoje estar aqui, vendo esse hospital nos acolhendo, nos ensinando, dando suporte para nossa vivência, é gratificante”, afirma Lamec.

Dos seus 21 anos, há pelo menos cinco a estudante Lúcia de Fátima Maia, nutre a vontade de ser médica. Seu pai tinha esclerose amiotrófica e morreu quando Lúcia tinha 17 anos. Da dor pela partida, ela ouviu falar mais alto o desejo por atuar na futura profissão. “Estar aqui no dia de hoje é ver que meu desejo e meu sonho vão se concretizar. Eu estou no lugar onde daqui a pouco vou estagiar e quem sabe, até trabalhar. É um dia de muita felicidade!”.

Medicina humanizada

Os estudantes foram recepcionados pela direção HRSC e fizeram um juramento de honra à medicina com o jaleco. Depois de conhecerem a história do hospital, os diretores desejaram boas-vindas à turma e frisaram a importância da empatia e da gestão em saúde com referência no cuidado.

“Entrem aqui sabendo que somos um hospital que tem história, e queremos que vocês façam parte dela, entendendo que nossos pacientes são muito mais do que um leito, é preciso ver essas pessoas em sua essência e ser uma rede de apoio a elas. Não cuidamos de doenças, cuidamos de pessoas”, disse o diretor-geral Cristiano Rabelo.

Para Paulo Sávio, coordenador do curso, o trabalho do HRSC, pautado na gestão de excelência e na experiência do paciente, alinha-se com os princípios da Facisc. “O que vimos aqui é uma medicina humanizada, um corpo clínico e estrutural de alto nível que vai aumentar a capacidade deles. Com certeza é um ambiente muito favorável para a formação”, finaliza.

Hospital Universitário

Alunos foram recepcionados pelos diretores e conheceram história do HRSC

Em 2022 o HRSC foi elevado à posição de hospital universitário e integra a estrutura que o campus de Quixeramobim da Facisc oferece. Em outubro do mesmo ano, membros do Conselho de Educação do Estado (CEE) visitaram o equipamento e validaram o prédio como campo para práticas e estágio supervisionado.