Diretor da BASA, Lucas Velloso, participa de live sobre arte impressa independente promovida pelo Sobrado

13 de novembro de 2023 - 10:45 # # #

Ascom Sobrado José Lourenço - Texto e foto

O bate-papo acontecerá dia 17/11 (sexta-feira), às 15h, no YouTube do equipamento cultural

O curador e diretor da Basa, Lucas Velloso, conhecido como Pexão, participará de live com o tema “Arte Impressa Independente, da publicação ao muro”, na próxima sexta-feira, 17/11, às 15h, pelo canal do Youtube @sobrado154. A atividade integra as ações da Exposição Impressa – Centro de Fortaleza e será mediada pelo curador da Exposição, Weaver Lima.

A atividade tem o intuito de observar e discutir eventos, como exposições, residências artísticas e feiras, que impulsionam o panorama da arte impressa no Brasil, tensionando os circuitos do mercado editorial, da arte contemporânea e da arte urbana.

Partindo de experiências e observações de sua rede de trabalho, Lucas Velloso também discutirá estúdios de design, gráficas alternativas, ateliês de gravura e coletivos de arte, entre outros espaços/agentes que movimentam esse circuito vibrante de arte em papel. A atividade é livre para todas as idades.

Durante a conversa, o curador fará uma conexão dessas experimentações com a Exposição Impressa, uma iniciativa inédita e experimental que expõe ao público todo o processo de construção de uma exposição artística. A Exposição reúne 25 artistas que desenvolveram obras múltiplas e seriadas, tendo como tema o Centro de Fortaleza e conta com a curadoria de Weaver Lima e Leonardo Buggy.

Os/as artistas produzem por meio de uma vivência prática de produção, uma imersão no campo das artes gráficas, fazendo uso de diversas técnicas de impressão. Os trabalhos foram reproduzidos em diversos formatos – pôsteres, gravuras, publicações – utilizando as impressoras tipográficas, off-set e serigráficas do Ateliê de Impressos. A Exposição está em cartaz na entrada principal da Estação das Artes, no formato digital, e no Ateliê de Impressos de forma presencial, através de visita agendada.

A Exposição é uma parceria Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante com o Ateliê de Impressos, espaço que promove a experimentação e o desenvolvimento de projetos em artes gráficas destinado a artistas visuais, designers e escritores.

Sobre o palestrante

Lucas Velloso colaborou em diferentes publicações ligadas à cultura urbana. No cenário da arte contemporânea, dirigiu as galerias Adesivo, LOGO e Fita Tape, e foi curador de mais de 100 exposições, incluindo duas mostras internacionais em museus. Uma de suas principais linhas de pesquisa como curador relaciona arte e branding, sustentando uma série de projetos especiais em parceria com marcas, como Adidas, Pernod Ricard e Santander. Trabalhou com artistas contemporâneos como Alexandre Cruz Sesper, Patricia Furlong, Barry McGee, Bruno 9li, Gustavo Eandi, Fabio Zimbres, Talita Hoffmann, Fabiano Rodrigues e Rimon Guimarães, entre tantos outros. Atualmente é diretor da BASA, uma articuladora de artistas e de plataformas culturais.

Sobre a BASA

É uma rede de estudos, mentoria e articulação em arte contemporânea, com curadoria e acompanhamento de Lucas Velloso. O formato da organização é experimental, propondo-se a conectar digitalmente diferentes forças artísticas, que cada vez mais se encontram também em espaço físico. O percurso individual de cada artista da BASA é potencializado, enquanto atuam coletivamente em projetos e pesquisas. No momento, a rede é formada por cerca de 30 artistas em 15 cidades de 5 países diferentes, incluindo um circuito de 8 espaços expositivos diretamente ligado aos seus integrantes: Asa BASA (Curitiba), Casa Pomar (Londrina), Gruta (São Paulo), CANTO (São Paulo), Casa Slamb (São Paulo), Casa VOA (Rio) e SELVA (Nova York).

Sobre o Percursos

A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço

Diretor da BASA, Lucas Velloso, participa de live sobre arte impressa independente promovida pelo Sobrado
Data: 17 de novembro de 2023 (sexta)
Horário: 15h
Local: Canal do Youtube do Sobrado
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org / (85) 99622.2023 (WhatsApp)